A Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte, coral mantido pelo Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, participará da Cerimônia de Canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, celebrada pelo Papa Francisco na Cidade do Vaticano no próximo dia 15 de outubro.
Sob a regência do monsenhor Pedro Ferreira, o coro embarca para a Itália em uma aeronave do Governo Federal no dia 11 de outubro e realizará um total de quatro apresentações dedicadas ao repertório litúrgico, com ênfase na celebração aos santos potiguares.
Na tarde do dia 13, o grupo se apresenta na celebração do “Canto Sacro das Vésperas”, que se realizará no Colégio Pio Brasileiro, em Roma. No sábado (14), participará da celebração eucarística na Basílica São Pedro. E no dia 15, data da Canonização dos Mártires, o coral potiguar interpreta peças litúrgicas antes da cerimônia, e em seguida à liturgia, apresentará o hino oficial dos santos potiguares.
A Camerata realizara ainda, na tarde do dia 15, após a cerimônia, uma homenagem especial à obra do maestro Domenico Bartolucci, que por 60 anos regeu o Coro da Capela Sistina, o coral oficial das solenidades litúrgicas da Basílica de São Pedro.
DO ERUDITO AO POPULAR
A Camerata de Vozes do RN se caracteriza por apresentar canções vocais em diferentes gêneros musicais, que vão do erudito ao popular e do regional ao folclórico. O coro é formado por 38 entre tenores, sopranos, contraltos e baixos.
Desde junho de 2012, já realizou dezenas de concertos didáticos em escolas públicas, além de participações em eventos como festivais e recitais musicais. Em 2015 o grupo participou do Festival Unicanto em Londrina, no qual foi indicado pela Confederação Brasileira de Coros para apresentações na Holanda e Alemanha.
Em dezembro de 2015, o coral lançou o seu primeiro CD com total destaque para o repertório sacro.