A 5ª edição da Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea (Bela) abre as portas no dia 15 de julho, no Cable Factory Cultural Center, em Helsinque, Finlândia, com a participação de artistas brasileiros e finlandeses, além de outros europeus e latinos (Holanda, Portugal, Itália, México e Argentina).
O tema ‘A NATUREZA NA ARTE’ foi o escolhido nesta edição para falar sobre SUSTENTABILIDADE. E entre os 70 artistas brasileiros selecionados está uma potiguar nascida em Caicó.
Jussara Santos e seu “Ser do Sertão”
Jussara Santos apresentará sua técnica na arte de adesivar, exibindo a singularidade da cultura do sertão: os modos de vida das pessoas do campo, paisagem e festa, onde retrata com retalhos aproveitados de adesivos em suportes reciclados.
O objetivo das exposições é evidenciar a importância destas obras como agentes de reflexão sobre a preservação ambiental e das culturas e tradições. Com a curadoria do brasileiro Edson Cardoso, em parceria com o finlandês Jari Järnström.
“Consolidar-se artisticamente não é uma tarefa fácil, é necessário, além de talento, ter uma assessoria cultural”, comenta Jussara Santos ao ver a importância de expor em espaços onde tenham profissionais qualificados e que possam levar seu trabalho SER DO SERTÃO – ARTE DE ADESIVAR para locais nacionais e internacionais.
Bela Bienal
A BELA Bienal, na Finlândia, vai até o dia 14 de agosto de 2021, quando viaja para o Brasil, onde será apresentada em diversos espaços culturais, aproveitando, inclusive, as belezas naturais do Rio de Janeiro.
A exposição tem como público-alvo empresários, profissionais liberais, colecionadores, professores, estudantes e amantes das artes e da natureza.
No Brasil, a Bienal BELA terá início em 04 de novembro, no Centro Cultural Correios RJ e Niterói.
Link da Galeria 3D Ser do Sertão
https://www.artsteps.com/view/6054ad41f6305ae1536d3a5f