adélia-danielli

4 poetisas do RN foram selecionadas entre 13 mil inscritos no Itaú Cultural

Sérgio Vilar10 de junho de 2020Editais e Oportunidades, Literatura, Image

O edital emergencial de apoio à literatura – quinto da série Arte como Respiro – divulga os selecionados. De 12.982 inscritos, foram escolhidos 200 trabalhos de autores de 24 estados do país, sendo 175 na categoria Escrita (prosa ou poesia) e 25 na categoria Poesia Falada.

As obras inscritas passaram por várias fases de avaliação, que observaram adequação à temática do concurso e qualidade literária. Todos os textos tiveram uma ou mais leituras feitas por uma equipe do Itaú Cultural, sendo que os finalistas foram lidos, cada qual, doze vezes.

A representação potiguar entre os 200 selecionados, nas duas categorias do Edital, são quatro mulheres poetas. Na categoria ‘Poesia Falada’, está a publicitária Luciana Melo de Lacerda. E na categoria ‘Escrita’, estão as poetas Adélia Danielli, Letícia Torres e Luma Virgínia.

O edital foi voltado para escritores que tiveram sua rotina modificada neste momento de pandemia e necessidade de suspensão social. O tema foi “A Vida pós-Pandemia em Prosa e Poesia”. Assim, a provocação foi pensar como será o mundo quando a crise causada pela covid-19 estiver sob controle.

Cada selecionado recebeu remuneração de R$ 2.500 brutos. Foram escolhidas até 150 obras na categoria Escrita e até 50 na categoria Poesia Falada. Os trabalhos serão apresentados ao público em meios virtuais de acordo com a agenda organizada pelo Itaú Cultural.

Na categoria Escrita, com três potiguares aprovadas, foi enviado um único texto com até 800 caracteres, sendo minicontos ou poemas. E na categoria Poesia Falada, o link de um vídeo com no máximo 30 segundos publicado em uma plataforma de hospedagem aberta. Clique AQUI e confira o vídeo enviado por Luciana Melo.

Sobre o autor

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *