Encontro Latino-Americano de Teatro Popular

Encontro latino-americano de teatro terá 5 dias de programação em Natal a partir desta segunda

De 23 a 27 de setembro o espaço do TECESol (Rua Governador Valadares 4858, Neópolis) receberá o II Tramas – Encontro Latino-americano de Teatro Popular. O evento, realizado pelo Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare em parceria com a Bobox Produções, é a primeira ação pública do grupo no TECESol, que desde o mês de junho passou a ser a nova sede do coletivo.

Contando com o apoio do SEBRAE/RN através do Edital de Economia Criativa 2019 e com a parceria dos demais grupos residentes do TECESol, o II Tramas (a primeira edição do projeto foi realizada em 2015) tem como tema o Teatro Popular, e trará à cidade apresentações artísticas, desmontagens, oficinas, rodas de conversa, e o já tradicional cortejo do Boi Galado – manifestação popular inventada pelos Clowns e que pela primeira vez sairá pelas ruas do Conjunto Pirangi, em Neópolis.

Principal convidada desta edição, a atriz Ana Correa, integrante do grupo peruano Yuyachkani, um dos mais importantes coletivos teatrais da América Latina, apresenta-se pela primeira vez em terras potiguares. Seu trabalho cênico poderá ser conferido nas noites de terça-feira, quando realiza a demonstração técnica “A rebelião dos objetos”, e de quarta-feira, na qual apresenta a desmontagem de Rosa Cuchillo, uma das mais emblemáticas obras do Yuyachkani. Ambas as apresentações serão realizadas em espanhol e terão legenda em português. Por fim, Ana Correa encerrará sua participação no evento com a roda de conversa “Teatralidades Latino-americanas”, na tarde da sexta-feira.

Compõem também a programação do II Tramas a oficina “Pulso-presença”, ministrada pelo multi-artista Helder Vasconcelos (PE), a roda de conversa “O lugar da tradição no século XXI”, o espetáculo “Julieta mais Romeu” do Grupo Asavessa de Teatro (RN) e a apresentação do Boi Calemba Pintadinho, de São Gonçalo do Amarante/RN, que encerra o evento na noite de sexta-feira. Antes da apresentação do Boi Calemba, os Clowns de Shakespeare farão a apresentação do espetáculo “Abrazo”, que recentemente teve sua temporada cancelada na Caixa Cultural Recife, criando a oportunidade para o público potiguar ver ou rever a obra estreada em 2014.

Tendo como objetivo ampliar ainda mais o acesso às atrações, o evento todo será realizado sob o esquema de “pague quanto puder”, não havendo um valor fixo para a cobrança de ingressos, cabendo a cada espectador determinar a quantia com a qual pode colaborar pelo acesso às atividades. Contudo, é bom reafirmar que as atrações artísticas que acontecem no período noturno possuem uma lotação máxima, e que para respeitá-la, serão distribuídas senhas de acesso sempre a partir de uma hora antes do início de cada apresentação.

Programação – Encontro Latino-Americano de Teatro Popular

23/09 (segunda-feira)
15:30 – Cortejo de Abertura com o Boi Galado (Natal/RN)

24/09 (terça-feira)
14:00 – Oficina Pulso-Presença com Helder Vasconcelos (Recife/PE)
20:00 – A Rebelião dos Objetos – Demonstração Técnica de Ana Correa (Peru)

25/09 (quarta-feira)
16:00 – Roda de Conversa “Da tradição à invenção: a cultura popular no Século XXI”, com Helder Vasconcelos (Boi Marinho/PE), Kleber Teixeira (Boi Calemba Pintadinho/RN) e Laura Tamiana (Retrato: Substantivo Feminino/PE)
20:00 – Desmontagem Cênica de Rosa Cuchillo – Ana Correa (Peru)

26/09 (quinta-feira)
15:00 – Intervenção “E_n_t_e_s” com Pablo Pinheiro
20:00 – Julieta mais Romeu – Grupo Asavessa de Teatro (Natal/RN)

27/09 (sexta-feira)
16:00 – Roda de Conversa “Teatralidades Latino-americanas”, Ana Correa (Yuyachkani – Lima/Peru).
19:30 – Abrazo, dos Clowns de Shakespeare (Natal/RN)
21:00 – Boi Calemba Pintadinho (São Gonçalo do Amarante/RN)

Serviço:

II Tramas – Encontro Latino-americano de Teatro Popular
De 23 a 27 de setembro de 2019
TECESol – Rua Governador Valadares 4858, Neópolis
Entrada com valor não-determinado: Pague quanto puder
Senhas distribuídas com 1h de antecedência

Sobre o autor

Redação

Obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *