valéria oliveira e jubileu

Tem show de Valéria Oliveira e Jubileu de graça nesta quarta

Redação29 de outubro de 2019Agenda, , , Image

O show “Sacrário”, com Valéria Oliveira & Jubileu Filho, terá duas apresentações nesta semana: nesta quarta-feira (30) no IFRN Cidade Alta, e nesta sexta-feira (1), no Bardallos.

“Sacrário” é um convite à intimidade onde Valéria e Jubileu dialogam por meio de uma linguagem dinâmica de vozes, violões, bandolim e cavaquinho. É um processo de experimentações e concepções de arranjos de uma série de novas canções, visando à gravação de um novo CD.

“Sacrário” – que é também o título de um samba inédito composto por Valéria – traz ainda uma leitura pessoal da influência negra na cultura brasileira e em especial no Estado do Rio Grande do Norte. A obra musical faz referências a recantos que contam um pouco dessa história como é o caso da “Igreja do Rosário” (localizada no Centro Histórico de Natal) e a expressões da cultura afro-brasileira como o coco de zambê, o jongo, o samba, o Ijexá, entre outras. Valéria faz referência também ao Beco da Quarentena, outro espaço da cidade de Natal no samba “O beco”, mais uma composição só dela e traz em “Toca tambor”, parceria com a poeta Drika Duarte, uma mensagem de respeito, igualdade, amizade e esperança.

Entre os sambas de amor estão no repertório os inéditos “Quando tocam os sinos”, dos cariocas Reginaldo Mil e Jotabê, este autor de sambas como “Malandro”, “Recompensa” e “Pedaço de ilusão”, e “Está tudo aí” de Valéria Oliveira em parceria com Luiz Gadelha. Valéria diversifica o repertório majoritariamente de samba com o baião “Rosa de aroeira” só dela, com o xote lusitano “Alento”, uma parceria dela com Ivando Monte, recentemente interpretada por Leila Pinheiro em seu último show em Natal e com o bolero “Voragem”, parceria dela com o poeta paraibano André Morais. O repertório é costurado por algumas obras do disco “Mirá”, trabalho anterior de Valéria, e por releituras do cancioneiro popular brasileiro.

A apresentação do IFRN Cidade Alta contará ainda com a gastronomia da Cozinha da Nega e a arte do projeto Transforme-se com a exposição “Empoderando Mulheres Afrodescendentes”. Já no Bardallos, a apresentação será precedida pelo lançamento literário da obra Coletivo e Alternativo, com trabalhos de várias mulheres.

SERVIÇO

“Sacrário” – Valéria Oliveira e Jubileu Filho ­
Dia 30 de outubro, quarta-feira, às 18h
IFRN Cidade Alta
Acesso gratuito

Dia 01 de novembro, sexta-feira, 20h
Bardallos: Rua Gonçalves Lêdo, 678 – Cidade Alta
Preço único promocional: R$10,00

Patrocínio: Prefeitura do Natal, por meio do edital do Centro Histórico de Natal.

Sobre o autor

Redação

Obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *