Um recital de música clássica com alma popular nesta terça

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Nesta terça-feira, às 20h, será apresentado o recital “Todo (o) Mundo enCantares”, pelo quarteto de câmara potiguar “Um Quarto de Caju”, no Auditório Oriano de Almeida (mais conhecido como Mini-auditório) da Escola de Música da UFRN.

O recital leva o nome de “Todo (o) Mundo enCantares” porque “todo mundo” se refere a união de pessoas, mas se considerar a letra “o” em parênteses, o sentido muda para “o mundo inteiro”, que revela que as músicas são oriundas, não só de Natal, mas do Brasil e outros lugares do mundo.

Já a palavra “enCantares” é um misto de “em Cantares”, pois haverão músicas com voz e os instrumentos também são compreendidos, desta forma, como vozes, de acordo com seus respectivos timbres e, ao mesmo tempo, faz alusão à palavra “encanto”, devido a beleza do repertório clássico que será apresentado.

A proposta “Recital Todo (o) Mundo enCantares” consiste na divulgação da Música de Câmara, por meio de apresentação, em forma de concerto/recital, com o diferencial da formação instrumental do grupo, que inclui o pandeiro, que é mais comumente associado à música popular brasileira, e que deixará o repertório ainda mais atrativo para o público.

A inclusão do pandeiro permite um toque inovador para os gêneros musicais apresentados, demonstrando não apenas a influência da música clássica na música popular (como é aprendido na academia), mas também a influência que a música popular exerceu sobre a música de concerto.

O grupo é composto por quatro artistas potiguares: Daliana Cavalcanti (soprano), Diego Araújo (violino), Paula Peroba (pandeiro) e Mayssára Rafaella (piano), que apresentarão canções, dos mais variados estilos, dentre eles: lied, árias de ópera e música brasileira, entre elas, potiguares.

“Todo (o) Mundo enCantares” foi aprovado pela Política Nacional Aldir Blanc – PNAB 2024, do Município de Natal/RN e contará com a participação especial do tenor Venicius Viana, em algumas peças, e com a cenografia de Rafael Eugênio.

Sobre o Grupo “Um Quarto de Caju”

O grupo foi criado em 2021, pelos quatro artistas potiguares: Daliana Cavalcanti (soprano), Diego Araújo (violino), Marcello Maia (tenor) e Mayssára Rafaella (pianista), que apresentaram canções, dos mais variados estilos, dentre eles: spiritual, música italiana, música brasileira e música potiguar.

O primeiro recital, chamado “Música ao Luar”, aprovado pela Lei Aldo Parisot e apresentado na Igreja do Galo, também contribuiu com a Campanha “Natal sem Fome”, em conjunto com a ação “Vila em Movimento”, que arrecadou doações de alimentos, para auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade social, que moram na Vila de Ponta Negra, e tiveram sua situação agravada, em decorrência da pandemia de COVID-19.

Após uma pausa nas atividades, no ano de 2022, o grupo retorna no ano seguinte, com Venicius Viana (tenor), no lugar de Marcelo Maia e apresenta a primeira versão do Recital “Todo (o) Mundo enCantares”, também aprovado pela Lei Aldo Parisot. Devido às demandas acadêmicas, em 2024, Venicius deixa o grupo e, em seu lugar, entra Paula Peroba (pandeiro).

Neste ano de 2025, na nova versão do “Recital Todo (o) Mundo enCantares”, o quarteto convida Venicius para uma participação especial, já anunciando que, em futuros projetos, o grupo poderá manter o nome, mas não será mais um quarteto.

O grupo “Um Quarto de Caju” recebeu este nome pela ambiguidade da palavra “quarto”, que representa um espaço/cômodo de uma casa que, em outros idiomas, tem o mesmo significado de “câmara” e que caracteriza o nosso repertório e, ao mesmo tempo, “quarto” tem uma simbologia numérica, uma vez que o grupo iniciou como um quarteto musical.

Já o “caju” foi escolhido como a fruta-símbolo da cidade de Natal/RN. O artigo “um” remete a uma fração matemática, que é a forma no qual as fórmulas de compasso, na escrita musical, se apresentam na partitura.

Para acompanhar o trabalho do grupo, siga o Instagram: @umquartodecaju .

Redação

Redação

Obrigado pela visita! O que achou do texto?

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana

Sergio Vilar
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.