cosern projetos culturais

Cosern quadruplicará valor do edital para projetos culturais este ano

Sérgio Vilar22 de fevereiro de 2019Editais e Oportunidades, , Image

Este blogueiro conversou com a gerente de Comunicação da Cosern, Karine Severo, nesta última quinta-feira. Segundo ela, o edital deste ano está previsto para ser publicado entre março e abril. E o melhor: o valor aproximado de R$ 2 milhões dos anos anteriores, irá quadruplicar para R$ 8 milhões.

Na prática, o valor do incentivo permanece o mesmo. “Como assim?”. É que a Lei Estadual de Incentivo Cultural Câmara Cascudo, após 19 anos de implementação, sofreu mudanças recentes e os 20% de recursos próprios das empresas patrocinadoras passaram a ser 5% para projetos gratuitos.

Sendo assim, se a Cosern repassava 20% de recursos próprios e agora passará apenas 5%, em vez de diminuir o volume de recursos próprios empregados no edital, ela manteve o mesmo valor para alcançar os 5%. E o melhor. Segundo Karine, o número de projetos contemplados deve aumentar.

“Precisamos ver isso. Porque tem alguns fatores em análise: os projetos gratuitos cobram 5%, mas os que cobram ingresso o valor sobe para 10%. Também há a opção de um aporte maior aos projetos que já patrocinamos. Mas a tendência é que aumente sim, o número de projetos”.

No caso, dos projetos que cobram ingresso, a nova Lei CC prevê 10% de investimento próprio das empresas e 10% de investimento do proponente, também. O restante vem do incentivo fiscal pelo ICMS descontado ao Estado.


FOTO: Som sem Plugs

Sobre o autor

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

COMMENTS

Nivaldo freire da silva

Bom dia, gostaria de me manter enformado sobre os editais de cultura, pois tenho um projeto aprovado na lei câmara cascudo 2019.
vc já sabe a data do edital da COSERN?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *