cosern projetos culturais

Cosern quadruplicará valor do edital para projetos culturais este ano

Sérgio Vilar22 de fevereiro de 2019Editais, , Image

Este blogueiro conversou com a gerente de Comunicação da Cosern, Karine Severo, nesta última quinta-feira. Segundo ela, o edital deste ano está previsto para ser publicado entre março e abril. E o melhor: o valor aproximado de R$ 2 milhões dos anos anteriores, irá quadruplicar para R$ 8 milhões.

Na prática, o valor do incentivo permanece o mesmo. “Como assim?”. É que a Lei Estadual de Incentivo Cultural Câmara Cascudo, após 19 anos de implementação, sofreu mudanças recentes e os 20% de recursos próprios das empresas patrocinadoras passaram a ser 5% para projetos gratuitos.

Sendo assim, se a Cosern repassava 20% de recursos próprios e agora passará apenas 5%, em vez de diminuir o volume de recursos próprios empregados no edital, ela manteve o mesmo valor para alcançar os 5%. E o melhor. Segundo Karine, o número de projetos contemplados deve aumentar.

“Precisamos ver isso. Porque tem alguns fatores em análise: os projetos gratuitos cobram 5%, mas os que cobram ingresso o valor sobe para 10%. Também há a opção de um aporte maior aos projetos que já patrocinamos. Mas a tendência é que aumente sim, o número de projetos”.

No caso, dos projetos que cobram ingresso, a nova Lei CC prevê 10% de investimento próprio das empresas e 10% de investimento do proponente, também. O restante vem do incentivo fiscal pelo ICMS descontado ao Estado.


FOTO: Som sem Plugs

Sobre o autor

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *