susanna_stivali

Destaque do jazz italiano faz recital gratuito em Natal neste sábado

Sérgio Vilar6 de junho de 2019Agenda, , , Image

A cantora e compositora italiana Susanna Stivali, considerada um dos nomes mais importantes do jazz italiano, fará um recital gratuito neste sábado em Natal, ao lado de músicos grandiosos como Eduardo Taufic (piano) e os professores de música Airton Guimarães (contrabaixo) e Cleber Campos (bateria). A apresentação acontecerá às 20h na Escola de Música da UFRN, com livre acesso para todos.

Susanna Stivali gravou o álbum ‘Caro Chico’, um tributo a Chico Buarque, em italiano, no ano de 2015. A força do projeto está no encontro entre duas culturas musicais diferentes que muitas vezes se encontraram na música do Chico, poeta que conhece e ama a lingua italiana. O CD foi gravado entre Brasil e Italia com a participação do próprio Chico, Francis Hime, Cícero e Jaques Morelenbaum.

FORMAÇÃO

Susanna Stivali estudou canto lírico com Luigi Rumbo (maestro da Capela Sistina de Roma) e Mara Rhormann, além de piano clássico e jazz, tendo se especializado, com Bob Stoloff, Murk Murphy e Mily Bermejo, entre outros. Estudou na Berklee College of Music em Boston, Estados Unidos, depois de ganhar uma bolsa de estudos.

Participou de importantes festivais pelo mundo, tais como o Umbria Jazz Winter (Itália), Crossroads (Itália), More Jazz Series (Moçambique), Saje Jazz Festival (África do Sul), IJVC (Finlândia), Le Vallette Malta Jazz Festival (Malta), Crest Jazz Vocal (França), International Folk Music Festival (Boston, EUA) e Italian Woman In Jazz Festival (Nova York, EUA).

No Brasil, participou do IncontrinJazz entre Itália e Brasil realizado no Rio de Janeiro e em São Paulo, além de ter se apresentado em locais como o Teatro Eva Herz, em São Paulo; Academia Mineira de Letras e Fundação de Educação Artística, ambos em Belo Horizonte (MG); Triboz, no Rio de Janeiro; e Tom Jazz e Central das Artes, na cidade de São Paulo.

Além de compor trilhas sonoras para teatro, cinema e televisão, é professora titular no Conservatório de Música de Frosinone e foi docente no Conservatório de Música de Pescara, Latina, Bari, Lecce e Salerno, na cátedra de Canto e Improvisação em jazz. Também participa de seminários como Vivere di Cultura, BAICR Sistema de Cultura e Arcevia Jazz Fest.

PROGRAMA ERASMUS

A vinda da italiana Susanna Stivali, que promoveu masterclasse hoje e também promoverá amanhã com livre acesso, será viabilizada pelo Programa Erasmus. Esse programa contempla a UFRN com financiamento de dois anos oferecido pela União Européia. O intercâmbio de alunos e professores promovido pelo Programa tem sido desenvolvido desde junho de 2017 e se encerrará no próximo mês de julho.

A ideia do intercâmbio surgiu durante a GLOMUS-NATAL realizada na UFRN em Janeiro de 2016. O Conservatório “Licinio Refice” de Frosinone foi fundado em 1972 e se estabeleceu como um dos mais importantes cursos superiores de música da Itália. Atualmente conta com 1200 alunos e 130 professores que atuam nas áreas de pesquisa, performance em música clássica e popular.

Segundo o Prof. Fabio Presgrave, Coordenador de Relações Internacionais da EMUFRN,: ” o intercâmbio com a Itália adiciona uma nova dimensão à produção artística e intelectual da Escola. Temos atualmente acordos em andamento com Finlândia, Dinamarca e Alemanha que tem servido para alavancar o crescimento da EMUFRN, e a Itália por ser um pólo cultural importantíssimo trará à nossa Escola novos importantes desenvolvimentos.”

SERVIÇO

Recital com Susanna Stivali
Onde: Escola de Música da UFRN
Data e hora: neste sábado, às 20h
Participações: Eduardo Taufic, Airton Guimarães e Cleber Campos
Acesso livre

Sobre o autor

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *