A Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA/RN) estará presente durante a 10ª FLIQ, que acontecerá no Parque das Dunas entre os dias 26 e 29 de agosto (das 8h até às 17h), lançando a Antologia Literária O DIA EM QUE A TERRA QUASE PAROU. A publicação oferece ao leitor 77 poemas, produzidos durante o período de isolamento social, proveniente do contexto de pandemia vivido desde março do ano passado.
Diante de uma realidade de solidão e, consequentemente, de esvaziamento poético, reunidos de maneira virtual, os poetas iniciaram um bate papo informal sobre o fazer poético, em face da realidade complexa em que estavam vivendo e da sensação de incerteza que pairava no ar e impulsionava reflexões e sentimentos diversos. Tudo dava a impressão de que o mundo havia parado.
Foi em uma dessas conversas que o prenúncio musical de Raul Seixas, feito na letra ‘O Dia em que a Terra parou’, inspirou a imaginação, dando vazão à uma ação criativa dos poetas. O resultado não poderia ser outro: tudo acabou em poesia. Surgiu, então, uma ideia genuína que encorajou alguns poetas a saírem da sequidão criativa para voltar a escrever. A poeta Ozany Gomes, presidente na época, elaborou e lançou a proposta para a publicação de uma antologia com poemas voltados para essa temática.
O dia em que a Terra quase parou reúne poetas que, para muitos do meio literário, fazem parte do que há de melhor na literatura potiguar: uma sociedade que tem 24 anos de existência, muitos versos para recitar, muitas histórias para contar, muitas vozes para ecoar. Na Antologia, encontramos uma diversidade de vozes: sufocadas, libertárias, inquietas, reflexivas, imperativas, esperançosas, que traduzem muito bem as sensações diversas de pessoas sensíveis, contemporâneas de períodos marcados por catástrofes, guerras e de desafios drásticos e/ou contextos mundialmente ameaçados.
Na publicação, dois nomes chamam a atenção dos leitores mais ávidos, por terem tido os seus últimos poemas publicados em vida: o poeta e dramaturgo Júnior Dalberto e a poeta e coordenadora do Núcleo do Livro (NULLB/SEEC/RN) Erileide Rocha – ambos encantados, vítimas da Covid19. Em seu poema, Júnior Dalberto observava: “Da minha janela vi a Terra parar/ E no limite do meu olhar/ Só o vai e vem das ondas do mar”. Erileide Rocha, por sua vez, enumerava: “Não tinha versos/não declamava/Como amar/ sem a luz do dia?”.
O Dia em que a Terra quase parou é uma publicação para se degustar e apreciar, dialogando com os poetas e refletindo sobre sentido da vida, da existência e dos valores que realmente importam, tais como: a amizade, a brevidade, o amor, a impotência, a fé, o abraço, a união, dentre tantos outros do gênero que fazem a vida valer a pena e nos tornam mais solidários e humanos. Organizada pela escritora Ozany Gomes, a Antologia foi prefaciada pelo poeta José de Castro, com capa do ilustrador e poeta Weid Sousa, cuja orelha foi escrita pela cronista e poeta Flávia Arruda.
Além desse volume coletivo, a SPVA/RN lançará na Feira obras de 19 poetas, em sua maioria, contemplados pela Lei Aldir Blanc. Será uma excelente oportunidade para os leitores, fãs e seguidores – respeitando-se todos os protocolos sanitários da OMS – reencontrarem seus poetas preferidos e adquirirem suas obras.
Confira a lista com os nomes dos poetas que lançarão obras na 10ª FLIQ:
– Alexsandro Alves – Estética, Política & Conservadorismo
– Clécia Santos – Cabeça nas Nuvens
– Edson de Paiva – Vitória: uma menina vencedora
– Genildo Mateus – A Menina e a Mata Encantada
– Geralda Efigênia – Cordel Fragmentos poéticos da vida de Nísia Floresta
– Gilvânia Machado – Livros Cartoneiros
– Janaína Leite – Trilhos Encantados
– Jania Souza – Pioneiras
– João Andrade – Estilhaços
– José Ivam Pinheiro -Poemas ade Benquerer
– Jussiara Soares – O presente
– Kalina Paiva – S. Bernardo dos Ventos Uivantes: um percurso marxista no calor da luta de classes
– Lúcia Eneida – Enquanto a Chuva não vem
– Marcelo de Cristo – Há Feto
– Marcos Campos – Atropelando Papai Noel
– Marconi Branco – Maria Bonita e Dadá
– Ozany Gomes – As aventuras de Nizinha e Yone
– Sidney China – No rastro do tempo: retalhos
– Paula Machado – Antologia literária
– Ritinha Catita – Verdades Ocultas
– Rosa Regis – Cheiro da Terra
– SPVA/RN – Antologia Poética o Dia em que a Terra Quase Parou
Alguns desses poetas estarão lançando outros livros também. Querem descobrir quais? É só comparecer nos horários e estandes a seguir:
Dia 26/08 – de 10h às 11h (Quinta-feira) – SPVA/RN no Estande Principal da FLIQ;
Dia 28/08 – das 14h às 17h (sábado) – SPVA/RN no Estande da Fundação José Augusto.
Como adquirir o seu exemplar?
- Com os próprios poetas durante a FLIQ, ou através das suas redes sociais;
- Na Livraria Manimbu, localizada na Rua Açu, 666-A, no bairro do Tirol (Por trás da Fundação José Augusto);
Fone/Whatsapps: 84-2030.3036.
- Ou entrando em contato conosco nas redes sociais da SPVA/RN:
Facebook:
Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN
https://www.facebook.com/SPVARN/?ref=page_internal
SPVA/RN Debate Literário Virtual
https://www.facebook.com/groups/439631419565085
Instagram:
@spvarn.oficial