audiovisual caicó

Caicó terá curso permanente de produção audiovisual

Redação19 de agosto de 2019Audiovisual, , , Image

Com o objetivo de fomentar o audiovisual em Caicó, o IFRN iniciou esta semana o curso Fundamentos da Produção Audiovisual para Internet. O objetivo é capacitar os envolvidos na realização das etapas da produção audiovisual, desde a concepção de ideia, roteirização, produção e divulgação, potencializando o protagonismo dos envolvidos com seu aprendizado e formação crítica.

Tendo em vista o interesse do público na temática, o IFRN – Caicó firmou convênio de parceria com a agência Referência Comunicação, idealizadora do Festival de Cinema Curta Caicó, com a finalidade de ofertar o curso em escola local, que será definida de acordo com demanda já existente no cadastro do IFRN.

“O IFRN busca atender a essa demanda sempre de forma muito democrática, no entanto, para suprir essa necessidade de cursos na área do audiovisual firmamos uma parceria com a Referência Comunicação que já tem experiência com a linguagem, produz o Curta Caicó e fortalece a produção audiovisual na região”, explicou o professor do IFRN, João Gomes.

Ele complementa que além de oferecer o curso no IFRN, o objetivo é atender as escolas. “Para isso, a Referência será um polo do instituto dentro das escolas. Estamos muito felizes com essa parceria e tenho certeza que teremos em espaço muito curto de tempo grandes nomes do audiovisual em nossa região”, explicou o professor do IFRN, João Gomes.

A Referência irá participar ativamente do curso com realização de oficinas, workshops e mostras de cinema. Raildon Lucena e Jefferson Dutra, que atualmente fazem especialização em Cinema em Campina Grande, serão responsáveis pelas aulas, com apoio didático dos professores do IFRN- Caicó.

Filmes produzidos durante o curso serão exibidos no Curta Caicó 2020

Para obter o certificado, os alunos terão que desenvolver um produto audiovisual que fará parte de mostra da 3ª edição do Curta Caicó, que será realizado em 2020.

João Gomes completa que curso vem a atender a uma demanda atual da sociedade contemporânea. “Os nossos jovens têm usado quase que 24h aparelhos celulares, produzem vídeos, se comunicam com a linguagem audiovisual e enquanto professor, utilizo o audiovisual como recurso didático nas aulas. Pensar um curso que aborde essa temática, buscando preparar os alunos para o uso consciente da linguagem audiovisual é muito importante no momento que vivemos”, destacou.

Segundo Raildon Lucena, diretor da Referência Comunicação, a iniciativa do IFRN – Caicó é louvável, pois hoje há um incentivo à produção audiovisual na região do Seridó que tem, no Curta Caicó, um evento de porte nacional que realiza oficinas, mostras de filmes e encontro com realizadores de vários estados do Brasil. “Com o curso, poderemos estender essa capacitação e fomentar a cadeia da economia criativa no Seridó”, destacou.

Sobre o autor

Redação

Obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *