Nesta terça (29) a artista, bailarina, cantora, poeta e perfumista Patrícia Leal lança seu segundo trabalho autoral em música popular brasileira, o EP ÁGUAS, celebrando o dia internacional da Dança e marcando a abertura da sétima edição da Residência artística de diálogos dramatúrgicos em improvisação “Improcesso 7: Semente”.
ÁGUAS é um trabalho iniciado no final da pandemia e reflete emoções, sentimentos vividos nesse período e na relação da autora com as águas internas, emocionais e com as águas externas, seja o Mar, sejam as cachoeiras, os rios. As coreocanções nascem da necessidade de reaproximação com o si, com a natureza, após um longo período de isolamento, da necessidade de compreender os próprios sentimentos e da compreensão que somos natureza.
A artista realmente visitou locais de mar aberto em Natal, Pipa, São Miguel do Gostoso mais abertos, como também cachoeiras em locais mais fechados e de floresta em Delfinópolis, Minas Gerais, que trouxeram o movimento necessário para as melodias, para a poesia e para as fragrâncias tão peculiares ao processo de criação da artista. Além do EP, a artista criou duas fragrâncias “Concha” e “Rainha”, que levam o nome de duas músicas do trabalho.
A formação escolhida para o trabalho – sax, piano e percussão – permitiu um clima mais intimista, necessário à performance das canções e contou com a colaboração de grandes artistas: Anderson Pessoa no saxofone, Eduardo Taufic no piano e Ramon Gabriel na percussão. A intimidade dos artistas, que já participaram de outros trabalhos da cantora, propiciou, desta vez, um novo formato nas gravações, feitas ao vivo. Esta escolha permitiu que as emoções, as águas pudessem fluir em tempo real nas gravações e que algumas canções pudessem se alongar mais nas improvisações.
O lançamento acontece em todas as plataformas digitais em comemoração ao dia internacional da Dança e marca a abertura da Convocatória da Residência Artística Improcesso 7: Semente.
Improcesso
Improcesso é uma residência artística bienal, que acontece desde 2013. Nesses 12 anos já produziu apresentações artísticas, videodanças, curta-docs, livros, envolvendo discentes de pós-graduação, docentes, artistas, servidores, discentes de graduação, de vários estados do Brasil, de dentro e de fora da Universidade. O evento promove a interdisciplinaridade entre linguagens artísticas como a dança, a música, a performance, o teatro, a poesia, a perfumaria, no exercício da linguagem da improvisação, promovendo aprofundamento artístico, reflexão, bem como a abertura do processo criativo em apresentação pública. Nesta sétima edição, teremos como convidada a grande mestra da perfumaria botânica Eliane Vicente Sagulla Walsh, que dará a palestra de abertura sobre a História da perfumaria. A residência que se baseia na metodologia de criação, Arte pelos Sentidos (Leal, 2021), fundamentada no olfato promoverá um diálogo sinestésico entre o movimento, o som, o olfato, a imagem, a poética. A residência sempre parte desse referencial de pesquisa metodológica, evidenciando o desenvolvimento da percepção para a criação, a partir da linguagem improvisacional e da dramaturgia em tempo real. IMPROCESSO 7 é uma residência artística bienal com convocatória nacional, gratuita, que promove o estudo da linguagem da improvisação e suas possíveis dramaturgias através do exercício performático dialógico, a partir da metodologia “dança/arte pelos sentidos” (Leal, 2020) em compartilhamento com artistas, pesquisadores, educadores da área das artes; dança, performance, música, teatro, artes visuais, midiáticas, entre outros. Os interessados devem encaminhar email para ci******@uf**.br “>patrí ci******@uf**.br a partir do dia 29/04, justificando interesse e contando um pouco da sua trajetória artística. A residência acontece de 27 a 30/05 no DEART UFRN. |