miguel dantas

Potiguares vencem pela primeira vez o Prêmio Sarau Brasil de Literatura

Pela primeira vez dois potiguares estão incluídos entre os 20 vencedores do Prêmio Sarau Brasil de Literatura, na categoria poesia, um dos mais importantes e concorridos do país. São eles: Miguel Dantas Cavalcanti Neto e Sergio Eduardo Dantas Marcolino. E mais curioso que o feito inédito são as particularidades incomuns entre os dois.

Curiosamente, ambos têm formações na área jurídica, participaram pela primeira vez de um concurso literário em nível nacional, são considerados poetas iniciantes, possuem o mesmo ramo familiar (Dantas), são ex-alunos Maristas e UFRN. E, mais curioso, ainda, não sabiam entre si sobre as respectivas participações no referido concurso.

Prêmio Sarau Brasil

O Prêmio Sarau Brasil é organizado anualmente pela Vivara Editora. Segundo informação da organizadora, foram inscritas, no período de 5 de abril a 5 de agosto de 2019, 3.740 poesias, resultando na classificação de 250 poesias, e apenas 20 obtiveram ordem de classificação, sendo vencedoras desse concorrido concurso. Cada participante teve a oportunidade de inscrever dois poemas (tema livre), portanto foram 1.870 poetas inscritos. O resultado está publicado AQUI.

Prêmio para os 250 classificados: será lançado até 31 de outubro de 2019 o livro “Antologia Poética – 2019”, pela Editora Vivara, em circuito nacional, 1ª edição com 5.000 mil exemplares, constando as 250 poesias classificadas, enquanto as 20 poesias vencedoras (melhores classificadas) abrem o livro. As demais serão organizadas por ordem alfabética tendo como referência o respectivo nome do autor.

Miguel Dantas Cavalcanti Neto

Advogado, turismólogo e escritor. Assessor Jurídico do Estado. É editor de cultura da Revista e Portal Foco Nordeste, onde assina a coluna “Mosaico”. Autor do livro “Praias Potiguares”, contendo registros e imagens de 100 (cem) praias do Rio Grande do Norte. O conteúdo enfoca a toponímia, aspetos físicos e históricos, lendas, curiosidades e localizações de cada uma das 100 praias. Está na 7ª edição, sendo o livro recordista de vendas no segmento de texto de interesse turístico em nosso Estado.

Sergio Eduardo Dantas Marcolino

É especialista em Direito Tributário pela UFRN e Mestre pela UFRN, onde defendeu a tese: ‘A tutela constitucional do meio ambiente e a limitações administrativas em bio segurança’. Assessor da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte, autor de produções bibliográficas na área de direito tributário, com ênfase na Revista Tributária de Finanças Públicas.


Já segue o instagram do Papo Cultura?

Sobre o autor

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *