O longa-metragem “Santos Mártires – das relíquias à devoção” vai dar vida a um dos capítulos mais trágicos e emblemáticos da história do Brasil: os massacres de Cunhaú e Uruaçu, hoje reconhecidos como sinônimos de devoção e resistência religiosa e cultural. Com 70 minutos de duração, a obra costura depoimentos com reconstituições históricas, e tem lançamento previsto para outubro de 2025, em São Gonçalo do Amarante.
Mais do que relatar um ponto de vista, o filme propõe uma experiência audiovisual que mistura duas linguagens complementares: entrevistas documentais e encenações dramáticas. A escolha estética confere à narrativa uma força visual e emocional, permitindo compreender como os relatos históricos se entrelaçam com a memória coletiva de fé e dor. A dramatização serve de apoio e de extensão às entrevistas, compondo uma “gramática audiovisual” que transforma o passado em presente vívido.
Nas sequências de reconstituição histórica dos fatos ocorridos há 380 anos, a dureza da realidade colonial evidencia um retrato cru da perseguição religiosa, contrapondo a coragem de um povo que resistiu pela fé. A cada cena, o público é convidado a refletir sobre o que foi herdado dessas histórias – e como elas ainda ressoam no agora.
A obra documental “Santos Mártires – das relíquias à devoção” é um instrumento de memória, educação e identidade. “Somos confrontados com a urgência de melhor conhecermos as heranças do passado para moldar um futuro mais justo e equitativo”, resume a equipe responsável pelo projeto.
Para Buca Dantas, diretor geral, “o filme revela a alma do Rio Grande do Norte, onde a dor se transforma em fé e a memória em identidade viva. Ao assistir, o público é convidado a sentir a grandeza espiritual dos mártires e a perceber como sua coragem ainda ilumina o presente”.
Para Jota França, “a experiência como roteirista, diretor de arte e preparador de elenco neste longa documental alcançou o objetivo de integrar estética, emoção e fidelidade histórica”, resumiu. Ao transformar as histórias dos mártires em linguagem de cinema, o documentário amplia o alcance das manifestações de fé e resistência que fundamentam a identidade potiguar e brasileira. Ao mesmo tempo, abre espaço para que o público nacional e internacional conheça, pela arte, a grandeza dessas trajetórias. Profundos estudos cênicos e mergulhos na memória e na espiritualidade prometem envolver a audiência de qualquer religião ou país nesta narrativa dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.
A produção contou com profissionais majoritariamente nascidos no Rio Grande do Norte, especialmente o elenco da cidade de São Gonçalo do Amarante/RN. A obra é realizada com o apoio da Lei Paulo Gustavo, da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, fundamental para o fortalecimento audiovisual regional e a valorização de narrativas do episódio ocorrido em terra potiguar.
SINOPSE:
O longa-metragem documental “Santos Mártires – das relíquias à devoção” mergulha na memória dos protomártires do Brasil, narrando sua história de fé, coragem e sacrifício. Através de memórias, testemunhos e tradições, revela a força da devoção que atravessa séculos e fortalece a identidade cultural nordestina.
FICHA TÉCNICA:
Direção Geral: Buca Dantas
Direção de Fotografia/ Som direto: Emanoel Xablair
Direção de Arte / Preparador de Elenco: Jota França
Assistente de Direção: Dênia Cruz
Direção Musical: Danilo Guanais
Roteiro: Buca Dantas / Jota França
Produção Executiva/Direção de Produção: Luiza de Sá
Assistência de Produção: Carol Carvalho / Agnes Dantas / Douglas Buso / Paulinha Maux
Figurino: Victor D’Melo
Assistente de Figurino: Kadu Oliveira
Maquiagem: Júlio França / Daniel dos Anjos
Fotógrafo/Designer: Rodrigo Monteiro
Entrevistados: Francisco Alves Galvão Neto / José Charles da Silva / Francisco Flávio
Herculano / Bianor Francisco de Lima Junior / José Rodrigues da Silva Filho / Francisco
Marinho / Gilvan Lira / Josineide Silveira / Padre Murilo.
Elenco: Samara Vierlim / Ícaro Christian / Fátima Ribeiro / Jocélio Nunes / Adonadepaju /
Jalison Costa / Jota França / Alex Ivanovich / Decinho Lima / João Martins / Wenderson
Medeiros / Joás Felipe / Thasio Igor / Diogo Calixto / Ronny Dantas / Carla Oliveira /
Fernanda Abreu / Leilson Felix / Jaqueline Bezerra / Vitória Amaral
Realização: Centro Padre Ambrósio de Ferro
Apoio: Lei Paulo Gustavo, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e Secretaria Municipal
de Cultura de São Gonçalo do Amarante, Ministério da Cultura, Governo Federal.
INSTAGRAM: @santosmartiresdoc
SITE OFICIAL: https://www.santosmartires.com.br (em breve)
