Revista Preá será lançada na reabertura da Biblioteca Câmara Cascudo

carnaúba dos dantas preá

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Desde as primeiras das atuais 27 edições, se costumava dizer: “Vida longa à Preá”. Eis que a revista retoma seu lugar de destaque no cenário cultural potiguar. E com novidades, agora em formato também virtual e audiovisual, além de dedicar toda a edição à riqueza cultural de um município do interior do Rio Grande do Norte.

O município responsável pela reestreia da Preá foi Carnaúba dos Dantas, a “Terra da Música”, de Tonheca Dantas, de Felinto Lúcio, do Monte do Galo, do Castelo de Bivar e de outras tantas riquezas históricoculturais retratadas em 72 páginas coloridas por personagens, patrimônios artísticos materiais e imateriais.

A revista já está pronta e será lançada durante a cerimônia de reabertura da Biblioteca Câmara Cascudo, agendada para alguma data da próxima semana, ainda indefinida. A Fundação José Augusto tem tentado viabilizar edições impressas como mostra para o lançamento e, posteriormente, uma tiragem de 1000 unidades para distribuição.

Mas o arquivo com a revista completa poderá ser acessado neste blog (no menu principal ou na barra lateral) e na página oficial da Fundação José Augusto. E o Papo Cultura também divulgará, dia a dia, aqui e nas suas redes sociais, todas as matérias que compõem a revista, para interiorizar a divulgação da cultura potiguar, sempre um desejo conceitual deste blog.

Documentário sobre Carnaúba dos Dantas

E uma das melhores notícias dessa retomada, sem dúvida, é o trabalho audiovisual em formato de documentário. Um registro significativo também para o turismo da região e para guardar a história e divulgar a cidade. Todo esse trabalho foi produzido, editado e finalizado pela cineasta Raíssa Tâmisa. O vídeo está abrigado no canal de youtube Papo Cultura TV. Confira abaixo:

E se novos conceitos dão o tom dessa retomada, o velho capitão timoneiro das primeiras edições da revista volta a comandar a equipe. Tácito Costa é o editor responsável, com reportagem de Sergio Lee Lewis, trabalho fotográfico e audiovisual de Raíssa Tâmisa e diagramação de Edson Ayres.

Para esta edição, há colaborações especialíssimas de Muyrakitan k. Macedo (texto inédito), Cláudio Galvão, Leide Câmara, Max Medeiros, Isabel Dantas e Moisés de Lima.

A intenção, a princípio, é de regularidade bimestral. Com o fechamento do orçamento estadual este ano, a equipe volta a trabalhar na edição 28 só em janeiro. E o próximo município já foi escolhido. E a equipe da Preá segue do sertão ao mar. Até a Preá 28 com destaque para Baía Formosa!

Vida longa à Preá!

Sobre a Biblioteca

A principal Biblioteca do Estado permanece fechada há mais de 7 anos. Será reaberta com investimento de mais de R$ 2 milhões oriundos do Governo Cidadão por meio da Setur RN e Ministério do Turismo.

Estará disponível à população um novo terminal de internet, acervo com mais de 100 mil títulos, entre livros, revistas e outras publicações. Ainda recepção, cafeteria, armário para guarda-volumes, galeria de arte, entre outros espaços.

Entre os serviços executados estão nova rede elétrica, acessibilidade, climatização, combate e prevenção a incêndio.

A reabertura será agendada para a próxima semana e espera apenas algumas confirmações de datas da governadora para definir o dia.

Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

1 Comment

  • Patricia

    Parabéns ao Papo Cultura, pelo trabalho super profissional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês