Estão abertas as inscrições para a Chamada Pública Nacional do + Festival Originalidades , uma iniciativa que celebra a pluralidade de vozes e olhares no audiovisual contemporâneo. Podem ser submetidas, até dia 28 de junho , curtas-metragens produzidas a partir de 2023, com duração de até 25 minutos.
O festival contará com quatro mostras temáticas, cada uma delas dedicada a destacar narrativas e produções de grupos historicamente sub-representados no cinema. Confira abaixo:
- +Cinema Indígena – dedicado a filmes realizados por e sobre os povos originários do Brasil:
- +Cinema Negro – espaço para obras com protagonismo negro, tanto na frente quanto por trás das câmeras;
- +Mulheres no Cinema – para curtas dirigidas ou produzidas por mulheres, que abordem o protagonismo feminino;
- +Cinema LGBTQIA+ – Outback a produções com temáticas LGBTQIA+ e com realizadores pertencentes à comunidade.
A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio de links específicos a cada mostra, disponíveis na Bio do Instagram da Casa da Ribeira (@casadaribeira ) . O Projeto foi contemplado no Edital de Seleção de Projetos de Audiovisual da Lei Paulo Gustavo nº 01/2023, fomento de Ações Culturais para o Audiovisual da Lei Paulo Gustavo Rio Grande do Norte.
Mais do que um festival, o +Festival Originalidades se propõe como um espaço de visibilidade, escuta e reconhecimento das diversas formas de narrar o Brasil, em suas lutas, afetos, memórias e identidades. Se você conhece uma curta que se encaixa em alguma das categorias, divulgue esta oportunidade.
Os filmes selecionados serão selecionados de forma gratuita e presencial durante o +Festival Originalidades, em agosto de 2025, na sala de cinema do Espaço Cultural Casa da Ribeira, em Natal-RN.