Hoje, celebrando o Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto de 2024, um grupo de fotógrafos potiguares foi recebido pela secretária de Cultura do RN, Maryland Brito, dando mais um passo decisivo para implantação da FOTOTECA Potiguar, criada pela Lei nº 11.619/2023, já sancionada pela governadora Fátima Bezerra e proposta pela deputada estadual Divaneide Basílio.
Na reunião hoje foi apresentado o Relatório do Grupo de Trabalho, criado pelo governo, para elaborar uma proposta de Decreto e encaminhamentos para a efetivação da FOTOTECA Potiguar. Ficou acertada a realização de seminário temático com o segmento local e convidados e um mapeamento da fotografia potiguar, com apoio das emendas parlamentares do deputado federal Fernando Mineiro e da deputada estadual Divaneide Basílio, gerenciadas pela FUNCERN.
Ainda na reunião foram tratados ajustes no espaço da Biblioteca Câmara Cascudo – espaço que irá abrigar a fototeca – e projetos de Extensão Universitária com a UFRN e IFRN, para viabilizar o Mapeamento. Foi conversado ainda, encaminhamentos para 2025, com editais do Plano Nacional Aldir Blanc para o segmento da Fotografia. Um paço concreto na efetivação deste sonho da categoria.
Segundo o fotógrafo Henrique Concentino, presente na reunião, os recursos do PNAB serão usados para melhorias na estrutura da Biblioteca Câmara Cascudo para receber a Fototeca e para benefício do próprio espaço. “Vamos colocar internet banda larga e também temos negociado espaço na nuvem com a UFRN por intermédio da Metrópole Digital”.
Concentino ressaltou ainda a possibilidade de os editais ao segmento serem destinados à aquisição de fotolivros e outro para ensaios fotográficos digitais que servirão para montagem do acervo fotográfico da Fototeca. “Então fotógrafos venderiam seu material ao Governo, que usaria esse produto para fins educacionais, cultural, promocional, etc”.
Já os recursos das emendas parlamentares de Mineiro e Divaneide seriam revertidos na realização do Seminário para discutir de forma mais ampla junto à sociedade civil, o projeto da Fototeca. “Além do Seminário, também será usado para o Mapeamento da Fotografia Potiguar, que seria uma plataforma eletrônica com informações sobre a fotografia do Estado: profissionais antigos e recentes, levantamento de acervos e a dimensão do impacto da fotografia na economia criativa potiguar. E esse mapeamento será a base da justificativa para criação da Fototeca e deve iniciar ainda este ano”, concluiu Henrique Concentino.
Formação do Grupo de Trabalho
- Arthur Henrique Galvão Medeiros, Gabinete da Secretária Extraordinária de Cultura
do Rio Grande do Norte/Fundação José Augusto – FJA; - Ailton Medeiros, Biblioteca Estadual Câmara Cascudo/ Fundação José Augusto –
FJA; - Kelly Bezerra de Oliveira, Mandato Parlamentar da Deputada Estadual Divaneide
Basílio; - Daniel Rodrigo Meirinho de Souza, Universidade Federal do rio Grande do Norte –
UFRN; - Teotônio José Roque, Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento
Tecnológico do Rio Grande do Norte – FUNCERN; - Ricardo Costa Felix, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio
Grande do Norte – IFRN; - Henrique José Cocentino Fernandes, Sociedade Civil/Fotógrafos;
- Vlademir Alexandre Gomes, Sociedade Civil/Fotógrafos;
- Delson Fernando da Silveira Cursino. Sociedade Civil/Fotógrafos;
- Emaneuele de Freitas Bazílio, Sociedade Civil/Fotógrafos;
1 Comment
Excelente iniciativa, espero que possa trazer pra nós, fotógrafos profissionais, mais oportunidades para nosso trabalho ser reconhecido e veiculado ,e esse reconhecimento tenha um retorno material, também, visto a dificuldade que o mercado apresenta na atualidade..