A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN apresenta nesta terça, dia 25, às 20h, o IV Concerto oficial do projeto Movimento Sinfônico/Terças Clássicas. Para a ocasião, traz ao palco do Teatro Riachuelo um dos condutores mais conhecidos do cenário alemão de regentes, o maestro Matthias Manasi, que também será o solista (piano) da noite.
O projeto, este mês, abraça e veste a camisa da campanha Pró-Queimados, que visa prevenir as ocorrências com queimaduras, principalmente, durante as festividades juninas. O concerto tem entrada gratuita.
O alemão Matthias Manasi é um maestro multifacetado de ópera e de concerto e defensor declarado por músicas novas e canções de filme. Em seus trabalhos, assume caminhos e formatos modernos e inovadores. A versatilidade e o amplo repertório de Manasi o levaram a renomadas orquestras sinfônicas e de câmara, conjuntos de música contemporânea e casas de ópera ao redor do mundo. Os anos de 2018 e 2019 marcam sua terceira temporada como Diretor Musical da Nickel City Opera em Buffalo, EUA.
Repertório
O convidado esbanja talento e profissionalismo. Matthias também é aclamado internacionalmente como um grande pianista, apresentando recital e música de câmara e, na maioria das vezes, tocando piano durante a regência, performance, aliás, que será exibida em Natal com a obra “Der Bürger als Edelman”, do maestro e compositor alemão, Richard Strauss, um dos mais destacados representantes da música entre o final da Era Romântica e a primeira metade do século XX.
O programa da noite terá abertura com a obra “Die Fledermaus (O Morcego)”, uma opereta cômica do compositor austríaco, Johann Strauss, considerado o rei da valsa e das músicas dançantes durante o século XIX. E, para encerrar a apresentação, a “Sinfonia No. 3 (Escocesa)”, obra estruturada em quatro movimentos, de autoria do importante compositor, pianista e maestro alemão do início do período romântico, Felix Mendelssohn.
O Concerto tem direção artística de Linus Lerner e, como já citado acima. A retirada de ingressos começou dia 18 e segue nos dias 23 e 24, das 10h às 22h, na Galeria Fernando Chiriboga – Shopping Midway Mall. O segundo lote será disponibilizado no dia 25 a partir das 10h. O interessado deve apresentar o CPF e um documento com foto e retirar, no máximo, dois ingressos. Os ingressos serão impressos sem lugar marcado, exceto os camarotes. Não haverá fila de espera após a distribuição de todos os ingressos e somente clientes portadores de ingressos oficiais poderão entrar no teatro.
OSRN
A orquestra é patrimônio cultural do RN e atualmente conta com 60 músicos que ensaiam diariamente na Cidade da Criança. O grupo continua com todo afinco a realizar um trabalho tanto educativo com a formação de novas plateias, quanto de difusão da música de qualidade, seja ela erudita ou popular. Um trabalho de suma importância para o desenvolvimento cultural do Estado do RN.
A OSRN tem o Governo do Estado do Rio Grande do Norte como seu principal mantenedor, e a temporada 2019 conta com o patrocínio do CEI Mirassol, patrocínio via incentivo fiscal da Companhia Energética do RN (Cosern) e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo, da Unimed Natal, Hospital do Coração Natal e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão.
O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN, Fundação José Augusto e MAPA Realizações Culturais e conta ainda com o apoio do Teatro Riachuelo Natal, Opus Promoções, Galeria Fernando Chiriboga, Lado A Design, G7 Comunicação, Wish Natal Exclusive Resort e dos Restaurantes: Camarões Potiguar, La Cachette e Poti Restaurante.