Que tal abrir a semana com um recital majestoso nesta segunda, a partir das 19h, na Escola de Música da UFRN? O acesso é gratuito. E mesmo que Oswin Lohss tenha composições para as mais variadas formações, a opção para este recital foi focar em obras autorais para piano solo, a maioria da sua fase autodidata, e buscar um pequeno diálogo com um compositor consagrado moderno.
As músicas para a comédia ELAS (de Márcia Lohss, baseada no livro “Falo de Mulher” de Ivana Arruda Leite) estão concebidas para serem tocadas ao vivo durante a peça.
As Três Danças Fantásticas de Dmitri Shostakovitch estão entre suas primeiras composições para piano solo. Refletem o otimismo dos primeiros anos da União Soviética. Ao longo da sua carreira, Shostakovitch se tornará o compositor mais importante deste estado, vivendo a tensão entre reconhecimento, perseguição e reabilitação, que se reflete nas suas obras.
No Ciclo Dezessete, Oswin brinca com métricas irregulares, baseadas no número 17. O primeiro movimento tem caráter introdutório, seguido pelo segundo movimento em forma de balada. O último é um chorinho, que manca, daí a denominação “maxixe torto”.
O Ciclo Sartriano é inspirado na peça teatral Entre Quatro Paredes de Jean-Paul Sartre. Foi uma encomenda que acompanharia um balé, mas o espetáculo não chegou a ser realizado. Cada um dos três personagens é retratado musicalmente, e no final eles dançam um tango imaginário.
Oswin Lohss
Oswin Lohss é compositor e pianista e realiza gravações de áudio. Nasceu em Hamburg, Alemanha onde em 1998 fundou o Hamburger Geburtstagslieder Service, e em 2003 o stúdio TONHOTEL.
Mora no Rio Grande do Norte desde 2005 onde já trabalhou – entre outros – com Esso Alencar, Eduardo Juarez, Tonny Semente, Deka Silva, Fátima das Ondas Oliveira, Sky Dladla, Nkosewathi Koela, Haley Peltz, Nino Costa, Romildo Soares, Carlos Bem, Antônio Francisco, Abaeté, Agda Eumesma, Leonardo Costa, Zé Hilton, Flor de Macambira, Khrystal, Sérgio Groove, Jhonny Csanova, Felipe Magno, Antônio de Pádua, Eduardo Taufic, Geraldo Carvalho, Sílvia Sol, Carlos Zens, Renato Carvalho, Dudu Galvão, Gabriel Tomalá.
A parceria mais duradoura se articula acompanhando o casal Mazinho Viana e Regina Casaforte.
Em 2013 lançou o CD autoral “conjunto SCHÖN” com Isaque Gurgel (saxofone), Edilton Costa de Lima (vulgo Barbosa, no contrabaixo) e Matheus Jardim (bateria), que contou ainda com participações de Haley Peltz, Venicius Viana, Claudia Cunha, Lysia Condé, Dekis do Akordeon, Peter Imig, Anton Dräger, João Paulo Araújo.
Participou dos Festivais Agosto de Teatro, MPBeco, Fest BossaJazz, Som do Mar, Cientec, Glomus, Chuva de Bala, Abril Poético.
Na Escola de Música da UFRN fez o curso técnico em piano popular com prof. Leonardo Saldanha, o curso de bacharelado em Música com ênfase em composição musical com prof. Anderson Pessoa. Atualmente cursa o mestrado na linha de Performance sob orientação da pianista Joana Holanda, pesquisando sobre atuação eletromagnética do piano, com intuito de usar este recurso nas suas próximas composições, e mostrá-las futuramente, no segundo recital de mestrado.
————
Crédito da foto: Som Sem Plugs