Prorrogadas inscrições de 9 editais da Aldir Blanc pela FJA

Sérgio Vilar12 de novembro de 2020Notícias, , , Image

Atendendo apelos dos mais diversos segmentos da cultura potiguar e por determinação da governadora Fátima Bezerra, a Fundação José Augusto está prorrogando os prazos para inscrições de projetos de nove editais lançados até o próximo dia 18.

Segundo previsão do órgão, a oficialização do adiamento será publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (13).

E além desses nove editais, nesta segunda-feira (16) será lançada uma chamada pública para aquisição de livros, voltados a editores e sebistas. O prazo para inscrição seguirá até o dia 23.

A intenção do adiamento de prazo é que os recursos da Lei Aldir Blanc não voltem para Brasília, mas que fiquem completamente em nosso Estado, beneficiando cada artista, trabalhador e trabalhadora da Economia da Cultura prejudicados pela COVID-19.

Os 9 editais, são:

  1. Projetos Culturais Referentes à Diversidade Sócio Humana,
  2. Formação e Pesquisa – Troca de Saberes a Distância,
  3. Projetos Culturais Integrados,
  4. Programa de Apoio a Microprojetos Culturais,
  5. Prêmio Cultura Popular de Tradição,
  6. Saberes, Sabores e Fazeres,
  7. Fomento à Cultura Potiguar 2020,
  8. Auxílio à Publicação de Livros, Revistas e Reportagens Culturais,
  9. Ecos do Elefante: Apoio Cultural aos Municípios Potiguares que receberam menos de cem mil reais pela Lei Aldir Blanc.

Segundo o diretor-geral da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, a intenção é intensificar a mobilização de potenciais proponentes, a fim de garantir uma participação mais ampla e inclusiva nos editais.

“É preciso considerar a pouca familiaridade com as ferramentas da informática e com a linguagem de projetos por parte de significativo contingente de agentes culturais, além da necessidade de disponibilizar recursos humanos com perfil técnico para auxiliar alguns grupos específicos de proponentes a firmar em linguagem própria os seus projetos e a transmiti-los pelos meios eletrônicos exigidos nas cláusulas dos referidos editais”, considerou Crispiniano Neto.

Outro argumento apontado é dificuldade de alguns proponentes junto aos Órgãos da Administração Pública Municipal para solicitar e receber a certidão negativa de débitos tributários, cujo principal motivo apresentado pela municipalidade é em razão do pleito eleitoral que se desenvolve nos diversos Municípios deste Estado, cuja eleição dos candidatos aos cargos eletivos se dará no dia 15 de novembro próximo.

Está sendo dada, portanto, mais uma chance aos que ainda não conseguiram se inscrever até ontem às 23:59 minutos.

Todos os interessados devem continuar buscando as informações e os formulários de inscrição no site www.cultura.rn.gov.br.

As equipes técnicas de apoio aos artistas e mestres de cultura continuarão em atividade, com intervalo somente no domingo, com expediente presencial na sede da fundação José Augusto durante todo o dia de hoje e amanhã, sábado com atendimento virtual, com suspensão das atividades somente do domingo por ser dia de eleições municipais, voltando à ativa, de forma presencial da segunda feira até a quarta-feira vindoura, com recebimento de projetos até às 23;59 minutos.


FOTO: Agência de Notícias do Paraná

Sobre o autor

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *