A escritora e professora aposentada do IFRN Tereza Custódio lançará, na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, mais duas obras: o livro infantil “Quem sou eu?” e o cordel “Nati Cortez, quem foi?”. O lançamento acontece no dia 11 de abril, às 19h, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.
A XV Bienal Internacional do Livro terá como tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”. A Bienal é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e apoio do Ministério da Cultura (MinC), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
A autora
Tereza Custódio é cearense/potiguar. Mora em Natal desde 1976. Licenciada em Letras (Inglês/Espanhol). Professora aposentada do Instituto Federal do RN. Autora dos romances premiados “O bálsamo” (2016), Editora Chiado/PT, o qual foi gravado pela Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC) – Biblioteca Braille/CE. “O baú de Filomena” (2021), Editora CJA, foi escolhido pelo projeto “Abrace o seu romance” IFRN/CNAT em 2023/2024.
Publicou livros infantis bilíngues “A vida colorida de Vitória” (2018), “Vitória vai à feira” (2019) e “Quem sou eu?” (2024).
Escreveu os cordéis “Herança da diáspora africana” (2018), “O valente Mendonça” (2018), “Nísia Floresta, quem foi?” (2022), “Nati Cortez, quem foi?” (2025) e readaptou “O pavão misterioso” (2022) com 48 sextilhas.
Passeia por outras vertentes literárias. Finalista em antologias do Selo Off Flip – Paraty/RJ, (2024/2025) com poemas e contos. Obteve o 1° lugar em concurso de trova pela União Brasileira de Trovadores de Juiz de Fora – UBT/MG. Vencedora no 5º Prêmio Literário AFEIGRAF/SP (poema) e finalista no Prêmio Nísia Floresta de Literatura/RN – 210 anos (cordel).
Integrante do coletivo Mulherio das Letras, Candeeiro Clube de Leitura, Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA). Presidiu a União Brasileira de Escritores (UBE/RN). Ocupa a Cadeira 02 da Academia de Letras de Campo Grande (ACLAR).