“Pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro”. A frase do filósofo Heródoto sintetiza bem a proposta dos passeios histórico-arquitetônico no bairro da Ribeira, em Natal. A iniciativa é promovida pelo curso de Arquitetura da Faculdade Estácio de Natal – unidade Alexandrino, por meio do projeto de extensão “Ribeira, Minha Ribeira”.
Em sua segunda edição, a atividade acontece neste sábado (26), às 8h, com ponto de encontro marcado na Praça Augusto Severo, em frente ao Teatro Alberto Maranhão (TAM). A participação é gratuita e aberta à comunidade.
Diferente do primeiro passeio, que percorreu todo o Centro Histórico de Natal, desta vez o grupo irá passear apenas pela Ribeira. A caminhada terá início na Praça André de Albuquerque, segue pela Av. Duque de Caxias em direção ao bairro das Rocas, retorna pela Rua Chile e Rua Frei Miguelinho, finalizando na galeria de artes B-612, localizada na Rua Doutor Barata. Durante a caminhada serão realizadas análises das estruturas prediais, com uma abordagem arquitetônica e histórica, além de relatos curiosos sobre os locais.
O projeto tem como objetivo promover a educação patrimonial e divulgação da história do bairro da Ribeira. A inscrição é gratuita e pode ser feita através deste link AQUI.
Ribeira
A Ribeira – também chamada de “Cidade Baixa” em contraposição à Cidade Alta – é o segundo bairro de Natal. O local se tornou, ao longo do tempo, uma referência de história e cultura. No início, o bairro era um ponto intermediário entre a Fortaleza dos Reis Magos e o lugarejo chamado Natal. O Circuito Histórico, Turístico e Cultural da Ribeira compreende 30 atrações, entre elas o Teatro Alberto Maranhão, o Centro Cultural Casa da Ribeira e a Rua Chile.