O prefeito de Parelhas, Tiago Almeida, reuniu-se na última quarta-feira (13) com artistas e representantes do setor cultural do município para anunciar o repasse de R$ 212.556,23 referentes aos recursos da Lei Paulo Gustavo, que visa apoiar financeiramente o setor cultural.
O município foi contemplado com os recursos em agosto, após aderir ao Sistema Nacional de Cultura e cumprir os requisitos exigidos pelo Ministério da Cultura. Os recursos foram divididos em duas categorias: áudio visual e outras atividades culturais, e distribuídos por meio de dois editais: Graça Macedo, para projetos de áudio visual, e Divino Sena, para outras atividades culturais.
Ao todo, 44 projetos foram selecionados pelos editais, abrangendo diversas linguagens artísticas, como audiovisual, música, literatura, artesanato, entre outras. Os projetos serão executados no ano de 2024, e deverão prestar contas à Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município.
O prefeito destacou a importância da Lei Paulo Gustavo para o fomento da cultura local e a valorização dos artistas parelhenses. “Estamos felizes em repassar esses recursos para os nossos artistas, que tanto sofreram com a falta de apoio e reconhecimento. A cultura é patrimônio do nosso povo, e merece todo o nosso respeito e incentivo. Este recurso é uma oportunidade de fortalecer o setor cultural do nosso município e de mostrar a diversidade da nossa arte, bem como a injeção deste dinheiro na economia local”, afirmou.