Artesãos dos bairros da Ribeira e das Rocas, ambos localizados na zona Leste de Natal, receberão estímulos para o desenvolvimento e a geração de novos negócios com o projeto Mãos Criativas.
Idealizada pela artista plástica Ana Selma Galvão, a iniciativa propõe levar cultura, arte e sustentabilidade por meio de cinco oficinas consecutivas, em que serão ensinadas técnicas manuais realizadas com reciclagem de papel.
A ação é contemplada pela lei de incentivo à cultura Djalma Maranhão da Prefeitura Municipal de Natal e busca o resgate da identidade visual dos bairros participantes.
O primeiro encontro está marcado para o dia 5 de agosto, na sede da Escola de Samba Balanço do Morro, na Ribeira, das 8h às 12h, quando será realizada a primeira das cinco oficinas. Serão disponibilizadas 25 vagas.
Os moradores interessados na qualificação e desenvolvimento de suas habilidades podem realizar a inscrição enviando mensagem de texto para o número 98874-5301 (WhatsApp).
O curso é gratuito e dá direito a certificado de conclusão. Ao final, um boneco boêmio de papel machê será produzido para homenagear o bairro histórico.
“O grupo selecionado para as oficinas terá mais facilidade em agregar valor à arte por meio da produção de peças, facilitando também a criação de novas atividades artísticas, o que pode resultar no surgimento de uma nova fonte de renda. Os artesãos poderão aprender a técnica do papel machê, como uma oportunidade no mercado artesanal turístico”, diz Ana Selma.
Durante as oficinas – que também vão beneficiar artesãos das Rocas a partir do dia 2 de setembro, na Escola Municipal Henrique Castriciano, onde será entregue para o bairro um boneco pescador – os alunos participarão de palestras ministradas por convidados especiais.
Para que eles deem início às suas artes, será realizada mesa redonda sobre educação ambiental. Em contrapartida, serão distribuídas cartilhas com o passo a passo da confecção das peças.
No encerramento de cada curso, uma exposição exibirá os trabalhos manuais feitos à base da reciclagem de papel, confeccionados pelos próprios participantes.