que disco é esse

Projeto digital resgata antigos hábitos musicais

Redação11 de janeiro de 2021Música, , Image

Gravado em formato de videocast, “Que Disco é Esse?” trará cursiosidades sobre gravações, músicos, compositores e promete mudar a forma de se ouvir música


“Lembro muito bem que ao comprar uma fita cassete ou um CD (compact disc), era comum a gente olhar quantas faixas tinham, o nome dos compositores, dar uma olhada no encarte e ver quem eram os músicos que gravaram, fotos das gravações”, lembra Leonardo Galvão, um dos idealizadores do Projeto, em parceria com Eduardo Pandolphi.

“Que Disco é Esse?” busca trazer ao público informações sobre o que não é possível obter no atual hábito de ouvir música através dos Streamings. Escutar música não é apenas clicar em uma faixa e ligar a caixa via bluetooth, é muito mais! Ao saber o significado de uma letra, saber o contexto histórico ou social em que ela foi escrita, muda significativamente a forma de ouví-la.

Imagina você, leitor, saber que “O mundo é um moinho” (música emblemática da obra do sambista Cartola) pode ter sido feito para sua filha adotiva que iria lidar com as adversidades da vida ou mesmo que Cartola tenha feito para uma jovem a qual se apaixonou. A nossa percepção muda ao ouvir a música.

Ou ainda saber o porquê do apelido Cartola para Angenor de Oliveira que se deve ao fato do mesmo usar o chapéu quando trabalhava como pedreiro para que não se sujasse.

Ou mesmo saber que “Foi um rio que passou em minha vida” (música da obra de Paulinho da Viola) –  foi criada, porque Paulinho tinha deixado os integrantes da Escola de Samba Portela magoados depois dele ter composto um samba pra Mangueira.

A intenção, de acordo com Eduardo Pandolhi, é gravar vídeos em formato de bate papo e disponibilizá-los nos canais de música e redes sociais, “inclusive, a gente já criou uma conta no instagram, quem quiser seguir já pode procurar: @quediscoesse”, afirma Eduardo.

A periodicidade sobre as publicações ainda está sendo definida pelos autores do projeto, mas tudo indica que será em caráter quinzenal.

Sobre os idealizadores 

Eduardo Pandolphi

É radialista formado pela UFRN e atualmente servidor da TVU e FMU da UFRN; estudioso e curioso sobre música, possui um conhecimento vasto acerca de compositores, músicas e discos. Possui uma segunda carreira como Luthier (profissional que constrói instrumentos musicais) construindo cavaquinhos.

Leonardo Galvão

É musico, psicólogo e produtor cultural do projeto Ribeira Boêmia. Outro grande curioso e estudioso sobre o gênero do samba.

Sobre o autor

Redação

Obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *