Festival Alternativo de Cinema de Mossoró traz diretor de Cangaço Novo

Facim

PIX: 007.486.114-04

Colabore com o jornalismo independente

Quando o assunto é cultura e arte, Mossoró não está para brincadeira. E, diante dessa premissa, o cinema tem ganhado força nos últimos anos. Aqui, na capital do Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, um acontecimento tem contribuído para o crescimento do audiovisual mossoroense e o reconhecimento do mesmo em todo o país: o Festival Alternativo de Cinema de Mossoró (Facim).

Com sucesso absoluto nas duas primeiras edições, o Facim mantém a tradição de acontecer, em 2024, e promete um evento recheado de atividades ao longo dos próximos meses. E uma programação como essa merece um lançamento à altura, certo?

Por isso, nesse sábado, dia 15 de junho de 2024, o FACIM promove o bate-papo “Cangaço Novo no País de Mossoró”, com o ator Ênio Cavalcante e o diretor de cinema e da série, Fábio Mendonça. O encontro ocorre no auditório do SEBRAE Mossoró, das 15h às 17h, e será gratuito. As vagas são limitadas e podem ser retiradas por meio do formulário inscrição bate-papo FACIM. A ocasião ainda contará com uma apresentação do Mestre Concriz, coquista e cordelista da cidade.

Ênio Cavalcante

Com uma vasta experiência na cultura, o ator natalense Ênio Cavalcante já participou de diversos espetáculos e projetos em todo o Brasil. No audiovisual, conta com mais de 15 filmes na carreira, como os curtas-metragens BoyCam e Sideral (este que fez parte da edição de Cannes 2021, na França) e o longa Fim de Semana no Paraíso Selvagem (PE).

O artista potiguar integra, ainda, o elenco das séries Amores Roubados e Onde Nascem Os Fortes, ambas da Rede Globo. E um de seus últimos trabalhos, que o levou a ficar conhecido no mundo todo, foi a série Cangaço Novo (2023), produção original Prime Vídeo em parceria com a O2 Filmes, com direção de Aly Muritiba e Fábio Mendonça, também convidado para o lançamento do FACIM 2024.

Fábio Mendonça

Formado em Artes Visuais e Publicidade, Fábio Mendonça é um dos diretores da O2 Filmes, uma das maiores produtoras de cinema do país e do mundo. Na carreira, já são inúmeros trabalhos como diretor, entre séries e filmes, como “Vale dos Esquecidos” (2022), “Doutrinador” (2019) e “Destino” (2012-2018), pela HBO; episódios de “Rua Augusta” (2018), pela TNT, “Pedro & Bianca” (2012-2014), pela TV Cultura; entre outros.

No entanto, foi com “Cangaço Novo” (2023) que Fabinho, como também é conhecido, chegou, através das telas, em mais de 240 países e territórios. Hoje, a série é a mais assistida, no streaming do Amazon Prime Video, no Brasil e em outros cinco países do mundo.

A obra, escrita por Eduardo Melo e Mariana Bardan, e protagonizada pela conterrânea potiguar Alice Carvalho, o ator pernambucano Allan Souza Lima e a atriz Thainá Duarte. Conta a história de três irmãos (Dinorah, Ubaldo e Dilvânia, respectivamente), e a relação deles com o sertão cearense, o banditismo, a memória familiar e as dores de um passado marcado por sangue, amor e vingança.

FACIM 2024:

Em 2024, o Festival Alternativo de Cinema de Mossoró acontece em dose dupla! O primeiro formato é o FACIM Itinerante, que consiste em realizar sessões de cinema, levando o melhor do audiovisual local e nacional, para escolas da Rede Municipal de Ensino da zona rural de Mossoró.

O projeto já estendeu o telão de cinema no Núcleo Municipal Elias Salem, na comunidade da Alagoinha, e na Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto, na comunidade do Jucuri. O FACIM Itinerante ainda passará por mais instituições, e conta com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura Municipal de Mossoró.

O outro formato é aquele que já conhecemos, com direito a oficinas ao longo do ano voltadas para o audiovisual, prévias com exibição de filmes, bate-papos, entrevistas e as grandes noites do Festival, que, neste ano, estão previstas para acontecer em outubro. Na ocasião, acontece, também, a premiação.

Esse segundo formato do Festival Alternativo de Cinema de Mossoró conta com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo, operacionalizada pela Fundação José Augusto e Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

SERVIÇO

O que é: Lançamento oficial do FACIM 2024, com bate-papo “Cangaço Novo no País de Mossoró”, com o ator Ênio Cavalcante e o diretor de cinema Fábio Mendonça;

Quando: 15 de junho de 2024 (sábado);

Onde: auditório do SEBRAE Mossoró;

Horário: 15h às 17h;

Observação: as vagas são limitadas! Por isso, garanti-las através do link:

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *