Na última terça-feira foi realizada a 336ª reunião ordinária do Conselho de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Natal (Conplam) para discutir pautas como a revitalização do centro histórico de Natal. Foram convidados representantes do IPHAN-RN, DER, STTU e Secretaria de Infraestrutura do Estado (SIN) para apresentar os estudos e projetos aos membros.
Aberta a discussão sobre a revitalização do centro histórico da cidade, a representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a arquiteta da divisão técnica, Luana Cruz, foi convidada à mesa. Diante das dificuldades elencadas pelos membros do Conplam para se aprovar um projeto, ela disse que o órgão está disponível a discutir e encontrar caminhos viáveis aos projetos. A sugestão dos conselheiros foi de criar câmaras técnicas para que o município possa encontrar soluções para resolver problemas relativos a normativas juntamente com o IPHAN, tendo em vista que a área é tombada a nível federal.
Outros órgãos devem participar desse grupo para ajudar o município a realizar esse projeto, que perpassa pelo social, arquitetônico, cultural e histórico. “A ideia é trabalhar juntos para encontrar soluções que atendam as legislações a nível federal, estadual e municipal”, destacou o presidente do Conplam, Thiago Mesquita.
Outro ponto foi sobre o projeto para requalificação da Avenida Engenheiro Roberto Freire, uma das principais vias da Zona Sul de Natal e de acesso ao litoral sul do Estado. O representante da SIN, que faz parte do Conselho, Stênio Petrovich disse que o projeto ainda está em elaboração e pediu a colaboração da STTU e de todos os membros do Conplam, para montagem do termo de referência do projeto, que será entregue em outubro. Segundo o secretário adjunto da STTU, Newton de Souza, que se comprometeu a colaborar, essa requalificação é necessária, mas se deve olhar também outros corredores porque não há espaço para ampliação da via.
