10 dicas práticas para você fotografar melhor

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

1) Leia o manual

Ninguém se acostuma a ler os manuais dos aparelhos eletrônicos. Mas é muito importante ler o manual da câmera fotográfica antes de usá-la para se familiarizar com os novos recursos. A internet está cheia de alternativas como You Tube com vídeos e tutoriais, além de sites e blogs espalhados pelo mundo virtual.

2) Estude fotografia

Quanto mais você estuda fotografia, melhores ficam suas fotos. Não pense que a “minha-máquina-faz-tudo”. Diafragma; obturador; regra dos terços; qualidade de luz; ISO; composição; tudo isso é imprescindível para fazer boa foto. O caminho mais rápido para esses conhecimentos é fazer cursos de fotografia ou participar de congressos, oficinas, workshops, etc.

3) Tenha paciência para fotografar

Ter em mãos um equipamento que contem um cartão de armazenamento quase que infinito não lhe obriga a apertar o botão de disparo a cada segundo na tentativa de obter uma boa foto. Ao invés de contar com a capacidade de seu cartão, conte com a sua criatividade para se obter uma boa fotografia. Prepare a câmera, observe, componha e fotografe.

4) Fotografe com “um olho”

É assim que deveríamos pensar quando estamos empunhando uma câmera. Feche o outro olho para criar toda atenção na cena.

5) Copie ideias

Esta é uma boa forma de aprender novas técnicas de todos os tipos. É impossível que você não tenha alguma fotografia que lhe impressione e que o faça querer produzir algo parecido. Há quem afirme que “copiando você irá criar seu próprio estilo fotográfico”.

6) Mude o ângulo

Certamente, mudando alguns centímetros do ângulo, independentemente para qual direção for, o que será visto na fotografia será diferente. Isso só tem a acrescentar ao seu trabalho porque lhe dará a possibilidade de criar uma história por ângulos diferentes. Deite, agache, dê alguns passos para o lado, suba num cadeira se for preciso e se esforce para fazer fotografia de ângulos inusitados, diferentes, que chamem atenção do leitor.

7) Invista em Equipamentos e Acessórios

As lentes que veem no kit não possuem os melhores materiais de construção e ótica. Lentes são caras. É fato. Invista em lentes claras (com f-stop de no mínimo 2.8), porque além de ser ótima para situações de baixa luz, terá uma ótima qualidade ótica e boa construção. Compre sempre acessórios como flash, filtro, tripé, etc.

8) Fotografe em RAW

Quando se fotografa em JPEG, automaticamente sua imagem será comprimida e perderá muitos detalhes. Já fotografando em RAW, você garantirá que todas as informações da imagem estarão contidas no arquivo de captura. Assim você terá muito mais informações para a pós-produção.

9) Use editor de imagem, de preferência o Lightroom

Sem um editor de imagem, hoje em dia, um fotógrafo não é nada. Por isso, adquira algum bom editor como o Lightroom. No mínimo, você pode melhorar sua foto ajustando os níveis de saturação, contraste, brilho, etc.

10) Cuidado com o fundo

Fundos complexos, cheio de informações, tiram a atenção para a modelo. Um detalhe ao fundo pode estragar toda a sua composição. Prefira os fundos neutros que “desapareçam” na cena e deixe a modelo destacada.

Esses são caminhos até uma boa foto. Mas não se limite ao escrito acima. Sempre busque informações que podem lhe ajudar a melhorar sua fotografia e verá que esse processo será infinito. E a melhor dica é: pratique sempre e você vai fotografar melhor.

Alex Gurgel

Alex Gurgel

Fotógrafo e viajante

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês