patrícia leal

Vagas abertas para residência artística em dança, baseada no olfato e aromas

Sérgio Vilar7 de agosto de 2019Dança, , , Image

A bailarina, pesquisadora e professora de dança Patrícia Leal lança a convocatória da quarta edição do “Improcesso”, uma residência dialógica performática no campo da dança. Nela, Patrícia abordará uma metodologia que desenvolve há quase 20 anos e que, no último ano, pesquisou mais profundamente em pós-doutorado realizado na UFRN, baseando a dança no olfato e nos aromas como estímulos criativos.

IMPROCESSO

Improcesso é uma residência artística que promovo com convocatória nacional bienal. A primeira edição resultou no livro “Improcesso”, disponível no repositório da UFRN. A segunda edição, em um flime de Carito Cavalcante intitulado “Uma possibilidade de rasto”. Na terceira, Patrícia lançou o livro “Em fluxo: poesia, prosa, teoria em dança na contemporaneidade”, também disponível na UFRN. E neste quarto Improcesso ela lançará o livro “Dança/Arte pelos sentidos: continuidades aromáticas, fluxo e consciência”, resultado de sua pesquisa de pós-doutorado no PPGMUS – UFRN.

Em todo Improcesso também acontece, ao fim da residência, uma apresentação pública do processo criativo vivenciado. Nesta quarta edição, denominada “Sutil”, Patrícia pretende compartilhar a pesquisa de pós-doutorado, continuidade da metodologia “Dança pelos Sentidos” (Leal, 2012), que agora denomino “Arte pelos sentidos” (2019) permitindo aos participantes uma experiência de criação em linguagem de improvisação a partir da sutileza dos aromas, conhecendo suas potências na investigação de estados corporais e desenvolvimento de dramaturgias em tempo real.

Como participar

Então, caso não participe da residência artística, você pode participar de três momentos abertos ao público: a palestra de abertura, uma Jam Session e a apresentação artística final “Sutil” junto ao lançamento do livro.

Se quiser participar como residente, envie email para lealpatriciadanca@gmail.com com dois parágrafos, primeiramente justificando seu interesse em participar da residência, e depois relatando um pouco de sua trajetória artística.

Serão oferecidas 20 vagas gratuitas. A convocatória está aberta até dia 9 de agosto, sexta-feira. Os resultados serão divulgados até dia 16/08.

Patrícia Leal

Além de bailarina e professora, Patrícia também é poetisa e compositora. Outros livros da autora: “Em fluxo: poesia, prosa, teoria em dança na contemporaneidade”, editora Caule de Papiro; “Amargo perfume: a dança pelos sentidos”, editora Annablume; “Respiração e expressividade: práticas corporais fundamentadas em Graham e Laban”, editora Fapesp e Annablume.

Dirigiu e atuou em espetáculos como “Ponto Móvel” com o pianista Eduardo Taufic (FIC 2015/16), “Errática” (Klauss Viana 2013) e recentemente com o violonista Ezequias Lira, o pianista Eli Cavalcante e Ramon Gabriel no Show “Menina do olhos” (2019).


Já segue o instagram do Papo Cultura?

Sobre o autor

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *