Por Patrícia Leal
Para quem acompanha meu trabalho há mais tempo sabe que a música sempre teve lugar de destaque em minha trajetória. Em todos os meus espetáculos de Dança Contemporânea, sempre criei composições musicais, algumas em subtextos para outros instrumentistas criarem a trilha, outras que cantava em cena, em diálogo com músicos muito queridos como Euclídes Marques, Cláudio Soares, Divanir Gatamorta, Adriano Dias, Marcelo Martinez Vieira.
Mais recentemente, comecei a me arriscar mais no canto, a partir de um espetáculo piano e voz, “Ponto Móvel” (FIC 2015/2016) com Eduardo Taufic e, pouco tempo depois, no show “Menina dos olhos” (2018/2019), já com uma formação maior entre violão, percussão e piano, com Ezequias Lira, Ramon Gabriel e Eli Cavalcante. A partir desses trabalhos e da amizade com estes novos artistas, investi em minhas composições musicais e, dessas criações, nascidas em corpo e perfume, resolvi gravar um CD autoral: “Continua…”
Durante a quarentena, senti necessidade vital de continuar criando e me expressando com a minha arte, de alguma maneira, mesmo com o isolamento social. Comecei experimentando pequenos vídeos, em linguagens diferentes entre dança, música, performance, poesia, em uma série divulgada nas mídias sociais que intitulei: a arte continua…
Dessa necessidade e do reconhecimento da continuidade da criação, na maneira que escolhi para existir, nasce a gravação desse CD, meu primeiro, dedicado à Música Autoral Brasileira, uma continuidade em relação à minha trajetória artística múltipla, onde a transversalidade de linguagens entre a dança, a música, a poesia, o perfume mora. Um desnudar-se, revelar-se, a partir das notas de topo, até as mais profundas.
Continua… traz sonoridades bem brasileiras que me aparecem em momentos de presença no cotidiano, principalmente aqueles momentos em que paramos para ouvir, perceber… e nos conectamos com as coisas mais simples como uma pedrinha na mão do seu filho, a luz entrando na janela em azul, a sensação da brisa do mar, uma lua cheia… pequenos momentos aonde a melodia balança os quadris, a poesia sopra os ouvidos, o perfume cria-se em acorde.
Do momento de presença, a memória articula-se no agora e, depois, ao gesto, à fragrância, à poesia e no encontro com o outro em cordas, percussão… Cirandas, valsas, sambas… abrimos para você entrar.
Lançamento do CD Contínua…
O lançamento do CD acontecerá, aos poucos, com apresentações musicais no youtube do Museu Câmara Cascudo, nosso parceiro. E apoiada pelo edital de eventos integrados UFRN -2021 (Proex/DEART/ PPGARC/PPGMUS).Nossa primeira apresentação abre com notas de lavanda, petit-grain, laranja doce e rosas no violão de Ezequias Lira, piano de Eduardo Taufic e percussão de Ramon Gabriel.
A exibição musical acontece paralelamente à programação da residência artística Improcesso 5. A residência artística Improcesso em sua 5 edição promove o diálogo entre artistas em transversalidade de linguagens a partir da improvisação e suas possíveis dramaturgias. Este ano, pela primeira vez em formato remoto, devido à pandemia. IMPROCESSO é uma residência artística bienal com convocatória nacional, coordenada por Patrícia Leal, que promove o estudo da linguagem da improvisação e suas possíveis dramaturgias através do exercício performático dialógico, a partir da metodologia “dança/arte pelos sentidos” (Leal, 2020) em compartilhamento com artistas, pesquisadores, educadores da área das artes; dança, performance, música, teatro, artes visuais, midiáticas, entre outros. O evento promove a interdisciplinaridade, interfaceando não apenas linguagens artísticas como a performance, a dança , a música, o teatro, mas também alunos da pós-graduação, da graduação, artistas, educadores, pesquisadores, profissionais das artes, em geral.
Outra inovação será a realização da residência, pela primeira vez, em formato remoto. Os residentes receberão estímulos sensoriais para o desenvolvimento de processo em improvisação em suas casas, o que envolverá canções resultantes da continuidade de pesquisa de Pós-doutorado realizada no Programa de Pós-graduação em Música da UFRN, já publicada em livro “Dança/Arte pelos sentidos: continuidades aromáticas, fluxo e consciência (2020). O resultado da residência será divulgado por meio de vídeos nas mídias digitais e também o desenvolvimento de um CD com as canções pesquisadas e vídeos de divulgação em parceria com instrumentistas da cidade e docentes da Escola de Música da UFRN.
@oficialpatricialeal
https://www.facebook.com/PatriciaLealOficial
https://mcc.ufrn.br/