O show “Menina do olhos” nasce da convivência de dois artistas: Eduardo Taufic e Patrícia Leal, no desenvolvimento do espetáculo “.Ponto Móvel”. E reconfigura-se como pesquisa de pós-doutoramento no encontro com o violonista Ezequias Lira.
“Menina dos Olhos” propõe um repertório em necessidades artísticas brasileiras contemporâneas, interfaceando regiões e compositores entre o aéreo e o solar de Natal; de Khrystal à dissonância da paulicéia em Itamar, revisitando clássicos como Guinga, Chico Buarque, Aldir Blanc, e também propondo composições próprias.
Das sensações mais abertas e circulares surgem canções mais próximas às cirandas, choros. Da intimidade dos anos de convivência e memória entre o piano, o violão e a voz, surge o movimento intenso mais interno em cocos e sambas, numa troca entre harmonia e melodia, entre voz e instrumento, cantos mais percussivos e rasgados.
Se em “.Ponto Móvel”, as melodias brotaram da degustação da pitomba, marca sensorial da metodologia de criação de Patrícia Leal, em “Menina dos olhos”, a partir de uma brincadeira em ensaio com a canção Tico tico no Fubá, um novo repertório foi brotando e o reconhecimento de um primeiro aroma relacionado a ele: as rosas.
Com essa primeira associação o fluxo entre vibração sonora e aromática se inicia em retroalimentação. A percepção do aroma traz qualidades de fluxo, intensidades, memórias… apresentando novos aromas como bergamota, benjoim, baunilha, hortelã… e novas canções junto ao perfume produzido para o espetáculo.
A voz acontece em melodia, mas traz também elementos percussivos e possibilidades rítmicas que marcam qualidades também harmônicas.
Os shows acontecerão:
Dia 27/10, domingo, às 10h, no Juvino Barreto
Dia 30/10, quarta-feira, às 20h, no Mahalila
Dia 16/11, sábado, às 17h, no Auditório da Vila Feliz
Ficha técnica
Voz e concepção: Patrícia Leal
Violão e cavaquinho: Ezequias Lira
Percussão: Ramon Gabriel
Piano, teclados: Eli Cavalcante