Painel eletrônico provoca transparência de gastos públicos com festejos juninos no RN

PIX: 007.486.114-04

Colabore com o jornalismo independente

Municípios que prestaram informações claras referentes aos recursos empregados nos festejos juninos receberão, nesta sexta, um selo de transparência entregue pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) e o Ministério Público de Contas (MPC/RN). O evento será realizado às 14h, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), em Candelária.

O painel eletrônico “Festejos Juninos” é uma iniciativa interinstitucional coordenada pelo Laboratório de Orçamentos e Políticas Públicas (LOPP) do MPRN. A iniciativa faz uso de dados públicos e ferramenta tecnológica para acompanhar a alocação de recursos públicos para realização de festas de São João.

O painel reúne dados sobre as contratações de artistas para o período das festividades, garantindo maior transparência nas informações. Além de dar visibilidade aos investimentos na área da cultura, a ferramenta ainda cria um banco de dados sobre os preços praticados no tempo e no espaço pelos artistas, aprimorando a atuação fiscalizatória pelas instituições de controle.

A ideia de implantação do painel Festejos Juninos foi inspirada em plataforma já em execução na Bahia desde o ano passado. Segundo a promotora de Justiça, Isabelita Garcia, há o intuito de que esse instrumento de fiscalização possa contemplar, também, outras festividades em um segundo momento.

Todas as informações prestadas à plataforma são de responsabilidade dos gestores. Dos 167 municípios potiguares, 130 prestaram informações. ao MPRN. Todos os dados também poderão ser acessados livremente na página do MPRN a partir desta sexta-feira (21).

————

Crédito da foto: Ilustração/ Festa-São João Ingá

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *