Márcio-Benjamim

O malassombro sertanejo de Márcio Benjamin invade os Estados Unidos

Redação12 de fevereiro de 2020Literatura, , Image

Márcio Benjamin, um dos maiores expoentes do terror nacional e potiguar, participará de um importante movimento literário internacional.

Entre fevereiro e junho de 2020, mais de 70 romancistas, contistas, poetas, ensaístas e atores ligados ao mundo do livro latino-americano, norte-americano e europeu participarão da 7° edição do Printemps Littéraire Brésilien (Primavera Literária Brasileira) que acontecerá em cinco países europeus (França, Portugal, Itália, Alemanha e Bélgica) e em diversas cidades dos Estados Unidos.

Primavera Literária Brasileira

Debates, leituras, saraus literários, ateliês de escrita criativa e lançamentos de livros serão organizados em livrarias, centros culturais, espaços institucionais ou voltados ao ensino primário, secundário e universitário.

A Primavera Literária Brasileira inscreve-se numa perspectiva pedagógica e se estende aos campos da promoção e divulgação da cultura e da literatura lusófonas. Trata-se de um encontro anual inicialmente idealizado para promover e ampliar a formação de estudantes em letras inscritos nos cursos de português em instituições de ensino.

Desde a sua criação, em 2014, pelo professor Leonardo Tonus (Universidade de Sorbonne) o evento já se consolidou como um importante espaço de discussão literária, potencializando leituras e enriquecedoras experiências culturais em torno da língua portuguesa.

O conjunto das atividades compreende uma comissão organizadora composta por diversos atores do mundo do livro (editores, escritores, professores, estudantes em letras) do Brasil, da Europa e dos Estados Unidos.

Márcio Benjamin

Autor dos livros ‘Maldito Sertão’, ‘Fome’ e atualmente ‘Agouro’, Márcio Benjamin já havia participado da edição de 2016 do movimento, onde palestrou na Universidade de Sorbonne e participou de mesa de debate no Salão do Livro de Paris.

Em abril de 2020, dentro da programação do movimento, será a vez das Universidades de Columbia, em Nova York e de Brown em Providence, se arrepiarem com o nosso terror sertanejo. Na oportunidade, além de debater acerca da sua produção do terror nacional com base na oralidade, será lançado o novo livro do autor, ‘Agouro’, e a versão em inglês de seu maior sucesso, ‘Maldito Sertão’.

Em épocas de ataque à cultura, é importante destacar que o livro ‘Agouro’ foi viabilizado por meio da Lei Municipal Djalma Maranhão e Prefeitura de Natal, bem como conta com a patrocínio direto do Hotel Natal Dunnas e o apoio das empresas potiguares Barbearia Estilo Ousado Sampa e Artemus Coiffeurs.


FOTOS: Eliézer Neto

Sobre o autor

Redação

Obrigado pela visita!

COMMENTS

MARCIO BENJAMIN COSTA RIBEIRO

Muito obrigado pelo espaço de sempre, querido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *