nação zamberacatu

Nação Zambêracatu realiza campanha para viabilizar 8ª edição do Batuque para Rainha do Mar

O dia 2 de fevereiro, no calendário das religiões de matriz africana, é o dia dedicado ao orixá Iemanjá, divindade das águas, mãe de todas as orís (cabeças) e um dos orixás mais populares no Brasil.

Desde de 2012, a Nação Zambêracatu realiza anualmente cortejos em homenagem a Yemanjá. A cada ano, o número de participantes que prestigiam as apresentações e reverenciam a Rainha do Mar tem crescido substancialmente e se tornado ponto de encontro de religiosos, simpatizantes, filhos e devotos da Grande Mãe e da cultura e musicalidade negra.

Por isso, no ano de 2020, a Nação Zambêracatu decidiu construir um grande evento em sua 8ª edição “Batuque para a Rainha do Mar”. Além disso, na ocasião, será reinaugurada a estátua de Yemanjá na Praia do Meio, reconstruída a partir da articulação dos povos de terreiro do Rio Grande do Norte.

Além dos festejos para Yemanjá, a Nação realizará seu primeiro seminário, intitulado “Orun Aiyê”, que contará com quatro dias de atividades, incluindo momentos de estudo, debates, cerimônias religiosas e finalizando com o evento na estátua de Yemanjá na Praia do Meio. Na ocasião também estarão homenageando a Rainha Iracema Albuquerque (in memorian), filha de Iemanjá, matriarca e uma das fundadoras da Nação.

Financiamento coletivo

Com o intuito de tornar o 2 de fevereiro um grande dia de celebração à cultura e à religião afro-brasileira e realizar um evento maior, com estrutura de palco, som, iluminação, além de apresentações culturais e shows, a Nação Zambêracatu está realizando uma campanha de financiamento coletivo, onde você pode colaborar para a realização da festa e para o fortalecimento da cultura popular negra de Natal.

Veja todos os detalhes e saiba como contribuir clicando AQUI.

Para ficar por dentro das informações, acesse a fanpage AQUI


FOTO: Pedro Feitoza

Sobre o autor

Redação

Obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *