A banda Nação Sankofa Baobá lançou seu primeiro álbum intitulado Malungos do Interior. Mais uma vez a referência do mangue-beat e de bandas que influenciaram esse movimento, mesclado ainda ao maracatu, funk e outros ritmos, está presente no trabalho do grupo.
Assim como é o significado do Sankofa, os integrantes, formado por velhos amigos, voltaram ao passado para pegar o que deixaram. Atualmente com novo formato e integrantes, um dos objetivos da banda é apresentar músicas autorais diferenciadas e com base cultural abrangente.
Embora o grupo apresente músicas de outros artistas, no repertório são incluídas as musicas autorais da banda com sonoridade rica, criativa e uma fusão rítmica ousada. O grupo faz parte do Centro Iê Ação Cultural com sede própria em Berlim e possui projetos através de parceiros na Alemanha, Angola, Portugal, França e Bélgica. Alguns dos integrantes realizam oficinas, workshops e palestras sobre música e percussão especificamente através dos projetos no Brasil e na Alemanha.
Idealizador da Nação Sankofa Baobá, Júlio César Balbino mora na Alemanha há 17 anos, é mestre de Capoeira Angola, do Grupo de Capoeira Angola Chipaía de Ouro, com matriz na cidade paulista de Ribeirão Preto. É arte educador, músico percussionista e baterista e produtor cultural.
Ouça o novo álbum da Nação Sankofa Baobá!
