Músicas escritas por mulheres serão apresentadas em recital gratuito

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

O duo DaMas diFusas reapresenta o recital “Mulheres tocam Mulheres”, no dia 11 de janeiro, às 15h, no Auditório do Parque da Cidade.

O recital é gratuito e o repertório é composto por música erudita escrita apenas por mulheres, do Brasil e do mundo, que tiveram seu espaço negado, não apenas na época a que pertenciam, mas nos livros de história da música e nas aulas dos institutos de ensino musical, até os dias de hoje.

Por este motivo, as integrantes do duo fizeram uma extensa pesquisa para encontrar e descobrir essas mulheres e as partituras que escreveram, já que a maioria delas e de suas obras são desconhecidas e, algumas delas, inéditas em âmbito nacional e internacional.

Desta forma, “Mulheres tocam Mulheres” é uma homenagem, não apenas às compositoras, mas também às mulheres intérpretes do repertório clássico (gênero musical que ainda tem predominância masculina), uma vez que o grupo é formado apenas por mulheres e ao público feminino em geral, que precisa se empoderar, exercer seu protagonismo e ocupar os espaços públicos.

A primeira parte do recital é formada pelas compositoras internacionais e contará com músicas cantadas em vários idiomas – latim, italiano, alemão, francês e inglês. Nesta nova edição do concerto, haverá a inclusão de uma ária de ópera; já a segunda parte será constituída apenas por compositoras brasileiras, incluindo uma música autoral, ou seja, uma peça escrita por uma compositora potiguar do século XX.

“Mulheres tocam Mulheres” é um projeto selecionado e aprovado pelo Fundo de Incentivo à Cultura – FIC, da Fundação Capitania das Artes (FUNCARTE) e Prefeitura de Natal. A primeira edição deste concerto foi aprovada pelo Edital do SESC RN “Sesc PotyCultural – Linha Pluralidade das Artes 2022, e teve o apoio da EMUFRN.

Sobre o duo DaMas diFusas

O duo DaMas diFusas foi criado em 2022 e é composto pelas musicistas Daliana Cavalcanti (soprano) e Mayssára Rafaella (pianista), se caracterizando como um dos poucos grupos cujas integrantes são todas mulheres, que tocam e cantam música clássica, gênero que ainda tem predominância masculina.

O nome “DaMas diFusas” foi escolhido por serem as sílabas iniciais das musicistas (Daliana e Mayssára) que juntas e no plural, forma a palavra “DaMas”, que enfatiza a presença feminina do duo. Já a palavra “diFusas” é derivada do verbo “difundir”, pois pretende divulgar, ampliar e estender essa representação de vários tipos de mulheres e, ao mesmo tempo, faz alusão à “fusa”, que é uma figura rítmica musical, que demonstra que é um duo de mulheres musicistas.

Ambas as musicistas do duo têm formação Técnica e também são Bacharéis em Música, pela EMUFRN, e a cantora lírica é Mestra em Artes Cênicas pelo PPGArC/DEART/UFRN.

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana