O coletivo Mulherio das Letras Nísia Floresta irá celebrar o sexto ano de fundação em clima de primavera para florir lançamentos de livros, saraus, roda de conversa e muita ciranda no largo da Vila Feliz, recanto idealizado pelo museólogo Hélio de Oliveira, fincado em um aprazível espaço em Pium. Será neste sábado, a partir das 14h.
Dia: 30/09 -14h
Local: Vila Feliz – Pium
- Abertura – Hélio de Oliveira – (Mhomisp)
- Performance poética – Leopoldina
- Exposição do Mulherio Nísia: travessias
- Estande da Literatura Potiguar
- Roda de Leitura: “Bestiárias -Silvia B.
- Sarau – Ciranda (Dorinha Timóteo) – encerramento
Atualmente, o coletivo, que se movimenta e organiza as ações no grupo do WhatsAap, pode contar com equipe de planejamento e apoio formada por Eliety Marry, Nouraide Queirós, Kalina Paiva (coordenadora de Comunicação e arte designer), Eva Potiguara, Conceição Flores, Josimey Costa e tantas outras que fazem jus à premissa “ninguém solta mão de ninguém”. E blogs parceiros: Blog Papo Cultura, Blog Nísia Digital, Cultura em Pauta e Potiguar Notícias.
Mulherio Nísia Floresta
O coletivo foi criado no dia 27 de Setembro de 2017, por Rejane Souza e um grupo de mulheres, visando participar do I Encontro Nacional do Mulherio das Letras na Paraíba, que aconteceu em outubro do mesmo ano.
E nessa travessia de seis anos de existência já conta com um significativo portfólio. Além de promover e valorizar a escritora Nísia Floresta, que nomeia o coletivo, através de lives com pesquisadoras, saraus e eventos temáticos, com personalidades do Brasil e do Mundo, outros eventos e projetos, de forma resumida, merecem destaque:
-
- Organização do I Encontro Nacional do Mulherio das Letras no RN, em novembro de 2019;
- I Encontro Regional Virtual do Mulherio Nísia em 2020;
- Mulherio em Pauta, e-book comemorativo dos 5 anos;
- Ocupação Poética;
- Março de 2023;
- Agosto Lilás 2023;
- Sou Escritora Potiguar, 2023;
- Clube de Leitura Elas & Elas, entre outros..
E para tanto, conta também com apoio de importantes parcerias como Governo do RN, FJA, Sebrae, Cooperativa Cultural, Livraria Nobel, ALAMP, IFRN e a rede oficial do Mulherio das Letras Nacional, que conta com coletivos no Brasil e em mais de oito países.
———-
CRÉDITO DA FOTO: postado no blog Nísia Digital