irani medeiros

Livro de poemas com essência sertaneja será lançado nesta sexta em Natal

Sérgio Vilar20 de fevereiro de 2019Literatura, Image

O livro Ária Sertaneja tem seu lançamento agendado para esta sexta-feira na novo espaço da SPVA, a Galeria Salgado Filho, em Lagoa Nova. O autor, Irani Medeiros, é paraibano de Pombal. É poeta, escritor, biógrafo e pesquisador, com diversas publicações em revistas culturais e livros, nas áreas da cantoria e literatura de bancada.

Sobre o livro, o também poeta, professor de literatura e crítico literário, Hildeberto Barbosa Filho, escreveu no prefácio uma pérola descritiva da essência dos poemas, que por si só já vale a leitura da obra:

“Há livros de poemas que são meras coletâneas. O poeta apenas recolhe o que criou durante certo tempo e elabora uma ordem qualquer de edição, configurando, assim, um produto artístico que possa atender à sua expectativa e à expectativa do público-leitor.

No mais das vezes, os poemas são peças individuais, autônomas, independentes, sem ligação estreita uns com os outros, quer no plano temático, quer na esfera formal. Isto não implica necessariamente num defeito, uma vez que a maior parte dos livros de poemas segue este modelo. Esta parece ser a regra geral.

Outros, não obstante, mesmo que mantenham a individualidade do poema, assim como sua unidade semântica e sintática, fazem dos poemas um poema só, pois materializados dentro de uma lógica discursiva que, além de urdida a partir de uma mesma matriz estilística, preserva o mesmo tom e a mesma perspectiva.

Constituem, por assim dizer, aquilo que Maria Corti, citada por Vitor Emanuel de Aguiar e Sila, em sua ‘Teoria da literatura’, chama de ‘macrotexto’. Ou seja, para transcrever as próprias palavras da estudiosa italiana: ‘uma combinatória de elementos temáticos e/ou formais que se atualiza na organização de todos os textos e produz a unidade da coletânea’.

É o que ocorre com Irani Medeiros.”

SERVIÇO

Lançamento do livro Ária Sertaneja

Quando: nesta sexta, 22 de fevereiro
Local: Galeria Salgado Filho – Espaço SPVA
Endereço: Av. Sen. Salgado Filho, 1773 – Lagoa Nova
Horário: a partir das 18h30
Livro: Ária Sertaneja
Editora: CJA / Selo Trairy
Preço: R$ 25,00

Sobre o autor

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *