Mostra de cinema exibirá 56 filmes nacionais em Gostoso

A 5ª Mostra de Cinema de Gostoso, acontece de 23 a 27 de novembro, no município de São Miguel do Gostoso. A ação conta pelo segundo ano consecutivo com apoio do Governo dor RN, através da Setur com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, por meio do Governo Cidadão.

“A Mostra de cinema é algo grandioso. Com uma tela de cinema montada na beira da praia, com pé na areia mesmo, é dado destaque aos filmes produzidos por nossos jovens, e que, diga-se de passagem, são de alta qualidade”, conta Vagner Araújo, secretário de Gestão Metas e Projetos do Governo.

Para o titular da pasta estadual do Turismo, Manuel Gaspar, o objetivo da Mostra de Cinema é possibilitar – através da programação e ações sociais – que toda a população de Gostoso e turistas desfrutem dos benefícios proporcionados pelo festival. “Queremos que Gostoso seja destino conhecido pelas belezas naturais e opções de lazer, mas também como destino cultural no nosso Estado”, frisou o secretário.

MOSTRA DE CINEMA PARA 700 PESSOAS

A Mostra acontecerá na praia do Maceió, com capacidade para 700 pessoas sentadas e exibirá os mais recentes lançamentos cinematográficos brasileiros, com filmes inéditos e/ou produzidos nos últimos dois anos, priorizando as produções nordestinas, nas mostras competitiva, panorama e infantil, além das sessões especiais.

“A Mostra de Cinema de Gostoso fomenta ainda mais o turismo. É um importante instrumento prático para estudantes de audiovisual e jornalismo, além disso, revela grandes potenciais artísticos dos jovens daqui”, comenta Andriele Torres, estudante de jornalismo residente de Gostoso.

O evento terá 56 filmes brasileiros em cartaz, promovendo também palestras e mesas de debates com cineastas que terão seus filmes exibidos durante esses quatro dias, além das tão esperadas oficinas. Os melhores longas e curtas-metragens receberão o Troféu Câmara Cascudo através de votação popular.

SOCIAL

Devido à parceria com a comunidade local, a Mostra de Cinema de Gostoso tem por finalidade, também, promover a formação cultural e social para os jovens da região e sua capacitação profissional. Meses antes do início da mostra são realizados cursos de formação técnica e audiovisual para 40 jovens de São Miguel do Gostoso e arredores, que aplicam o conhecimento adquirido nos cursos, participando diretamente da organização da mostra de cinema e realizando curtas-metragens, e, claro entrando no mercado audiovisual no Brasil.

SAIBA MAIS

A Setur RN, também com recursos do Governo Cidadão por meio de empréstimo com o Banco Mundial, realizou o esgotamento sanitário em 95% de São Miguel do Gostoso – um investimento da ordem de R$ 25 milhões. “Estamos promovendo qualidade de vida aos moradores e proporcionando novos investimentos na região”, concluiu Vágner Araújo.

About The Author: Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *