mitos-enredados-angela-almeida

Baixe de graça o livro Mitos Enredados, de Angela Almeida

Redação13 de outubro de 2020Agenda, Image

Durante três anos, tendo como ponto de partida a obra dos autores Jorge Luís Borges, Lévi-Strauss e Câmara Cascudo, a escritora e artista plástica Angela Almeida – professora da UFRN – dedicou-se a estudar os Mitos.

Dessa pesquisa surgiram textos, desenhos, fotografias e bordados que propõem a expansão das representações figurativas dos mitos, resultando em um livro de expressão artística, como a própria autora define.

Mitos Enredados é o título do livro e ainda se desdobra em uma exposição por meio da plataforma www.mitosenredados.com.br.

Download e distribuição gratuitos

No site é possível também realizar download gratuito da versão digital do livro. “Acreditamos que essa distribuição estratégica, gratuita e consciente seja uma maneira de democratizar o conhecimento”, afirma a produtora Mariana Hardi.

O projeto é produzido por Mariana Hardi e viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal, com patrocínio do cemitério Morada da Paz.

O livro tem distribuição gratuita para bibliotecas e escolas públicas de Natal e do Estado, instituições de referência em arte e cultura, entre outras entidades. Para adquirir exemplares, basta enviar solicitação para o e-mail mitosenredados@gmail.com. A disponibilidade de cópias é limitada.

Sobre Mitos Enredados

“Como máquinas de supressão do tempo, os mitos são respostas desencantadas que os homens elaboram sobre si mesmos, para expressarem ansiedades, desejos, pulsões, perplexidades diante do mundo e da vida”, assim escreve o Prof. Edgard de Assis Carvalho no prefácio do livro.

As linhas seguintes presentes em Mitos Enredados não se resumem a linhas de palavras apenas, mas também linhas de contar, linhas de coser e de enredar.

No livro Angela passeia por entre as expressões artísticas do bordado e da imagem, promovendo possibilidades de diálogo sobre os mitos, em um convite para reflexão intelectual e estética acerca de sua figura e suas narrativas.

Ângela Almeida

Tem formação acadêmica em Comunicação e doutorado em Ciências Sociais pela UFRN. É professora da UFRN e desenvolve pesquisa nas áreas de artes, estética e fotografia. Migra entre atividades das artes plásticas, fotografia e curadoria.

Fez a curadoria do Museu do Vaqueiro-Natal-RN. Organizou o acervo de Artes Plásticas do SEBRAE-RN e do Sistema FIERN. Fez a curadoria da exposição em comemoração dos 50 Anos da UFRN.

Fez parte da Comissão de Seleção do XIII Prêmio FUNARTE Marc Ferrez de Fotografia (2013). Foi selecionada na categoria portfólio no 8º Paraty em Foco (2012). O livro de sua autoria “Quando a pele incendeia a memória” foi selecionado para o festival de Fotolivros da Revista Zum, do Instituto Moreira Salles (2018).

Autora de mais de dez livros. Alguns deles: Quando a pele incendeia a memória- nasce um fotógrafo no sertão do século XIX (2017- Edufrn); Minha Aldeia Azul: Erasmo Andrade (2017-Edufrn); Newton Navarro: os frutos do amor amadurecem ao sol (2015-Edufrn); Inventário de Instantes (2014);  Estética do Sertão (2012-Edufrn); Encantaria da Pedra- O espaço estético no sertão e na obra de Flávio Freitas (2002).

Ficha Técnica

Livro Mitos Enredados
Autora: Angela Almeida
Editora da UFRN
Editor: Helton Rubiano
Programador Visual: Rafael Campos
Exposição Virtual Mitos Enredados
Obras: Angela Almeida
Site: Mood e Sofia Bauchwitz
Vídeos: Rita Machado
Assessoria: Ianne Maria
Assistente Administrativo: Anderson Santos
Coordenação do Projeto: Mariana Hardi

Serviço:

Livro e Exposição Virtual Mitos Enredados

Endereços: www.mitosenredados.com.br | Instagram: @mitosenredados | Youtube: Mitos Enredados https://www.youtube.com/channel/UC34SOCMfbKV_zCAs6GwxYOg

Sobre o autor

Redação

Obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *