MARCELO-ALVES

Marcelo Alves escreve sobre bibliotecas e sebos pelo mundo

Redação3 de novembro de 2020Agenda, Image

Apaixonado por literatura e desde muito jovem um ‘habitante’ de bibliotecas, o escritor, professor e procurador da República Marcelo Alves Dias de Souza tem o hábito de visitar, em suas viagens, qualquer endereço que tenha livros, seja uma grande biblioteca secular ou um café literário. Essas experiências literárias o levaram tão longe que resolveu reunir tudo em um livro.

Assim nasce “Sobre Livrarias & Bibliotecas” (Ed.: Livros de Papel e Sebo Vermelho) um guia literário, curioso, sentimental e muito informativo sobre livrarias, sebos, bibliotecas centenárias e milenares, bazares de rua pelo mundo, que em comum oferecem o apreço pelos livros.

A obra traz 54 textos e 150 imagens autorais com a experiência do autor nesses ambientes de cultura. Ele espera que o livro também conduza e desafie o leitor a novas viagens.

Venda revertida ao social

“Sobre Livrarias & Bibliotecas” não terá lançamento presencial por causa da pandemia, mas o escritor encontrou uma forma acessível e solidária para chegar ao leitor: distribuiu a edição nas principais livrarias, sebos e revistarias de Natal e destina toda a renda com a venda do livro para instituições de amparo a pessoas e animais em situação de necessidade. Assim, autor e leitores estarão engajados numa obra social em prol daqueles precisam.

A publicação pode ser adquirida no Sebo Vermelho (av. Rio Branco), Livraria Manimbu (rua Açu), Cooperativa Cultural da UFRN, Tota Tabacaria (antiga Banca Cidade do Sol) e Banca Atheneu, ao preço de R$ 50.

Prefácio

Autor do prefácio de “Sobre Livrarias e Bibliotecas”, o jurista Marcelo Navarro foi buscar em Miguel de Cervantes Saavedra uma explicação para as andanças de Marcelo: “Autor do prefácio de “Sobre Livrarias e Bibliotecas”, o jurista Marcelo Navarro foi buscar em Miguel de Cervantes Saavedra uma explicação para as andanças de Marcelo: “Quem lê muito e anda muito, vai longe e sabe muito”.

O escritor foi realmente longe: Passou por Londres, Paris, Madri, Buenos Aires, Nova York, Roma. Visitou bibliotecas na Escócia, Gales e Irlanda. A que inspirou “O Nome da Rosa” (Umberto Eco) na Abadia de Melk, na Áustria, considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO. A Le Procope de Paris e a literatura que a envolve; da British Library; Casa do Brasil em Madri; livraria e biblioteca de Edimburgo; as livrarias com cafés em Lisboa, do Trinity College em Dublin; o bazar de Istambul, os livros vendidos nas feiras da Índia; a Books Knokiniya, de Dubai. Da pequenina Alambaster em Downtown à gigante Barnes, em NY, sem esquecer a New York Public Library. E também as bancas e pequenos sebos da Corrientes, em Buenos Aires.

CANDIDATO À ACADEMIA

Marcelo Alves já é membro da Academia de Letras Jurídicas do Rio Grande do Norte, ocupando a cadeira do patrono Hélio Galvão. Recentemente, seu nome foi sugerido para concorrer a uma vaga na Academia Norte-rio-grandense de Letras, na cadeira que foi ocupada pelo jornalista e escritor Murilo Melo Filho.

A eleição acontece em dezembro e o escritor está confiante: “Amigos membros da Academia de Letras me incentivaram a concorrer a uma das vagas, acredito que minha obra está mais ligada à literatura, escrevo sobre livros, cinema, literatura”, conta.

Marcelo Alves

Marcelo Alves Dias Souza é Procurador Regional da República, mestre em Direito pela PUC/SP e Doutor em Direito (PhD in Law) pelo King’s College London. Publicou diversos livros, entre eles “Ensaios Ingleses”, “Retratos Ingleses” e “Códigos Ingleses”, reunindo ensaios e artigos publicados nos principais jornais locais Tribuna do Norte e Diário de Natal.

LANÇAMENTO

Lançamento de “Sobre Livrarias & Bibliotecas”, de Marcelo Alves Dias de Souza. Edição Livros de Papel e Sebo Vermelho | 256 pgs, ilustrado.

Editores: Mário Ivo Cavalcanti e Abimael Silva | Revisão: Alci Silvera, Ivonete Silveira, Cecília Balaban, Tales Guerra e Manoel Onofre Jr. | Capa, diagramação e arte final: Gustavo Lamartine | Coleção João Nicodemos de Lima no 538 do Sebo Vermelho | LIVROS DE PAPEL Editora.

Sobre o autor

Redação

Obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *