Durante quatro dias consecutivos, a partir desta quarta-feira, a capital potiguar viverá dias intensos de música com a 9ª edição da Mostra de Violoncelos de Natal. O evento homenageará o violoncelista potiguar Ítalo Babini, que carrega uma das tradições mais consolidadas e identitárias da musicalidade potiguar: o violoncelo. Toda a programação acontecerá na Escola de Música da UFRN.
Italo Babini iniciou seus estudos de música com seu pai Thomaz Babini em Natal e ascendeu para uma carreira internacional de grande porte, tendo sido por décadas primeiro violoncelista da Detroit Symphony Orchestra, uma das principais orquestras do mundo. Babini se apresentava com técnica e musicalidade incomparáveis e hoje com mais de 90 anos mantém seu amor e devoção à cidade de Natal onde nasceu e cresceu.
A Mostra contará com a presença dos professores Antonio Del Claro (UNICAMP), Patrick Owen (Interlochen Center for the Arts), Dora Utermohl (UFC), Teresa Cristina Rodrigues (IFPB), Frederico Nable (UFRN) e Felipe Avellar (UFPB). Ao todo cerca de 100 violoncelistas participarão do evento.
A promoção é da Escola de Música da UFRN em parceria com o PPGMUS e com patrocínio da PROEX e PPG UFRN.
A programação é totalmente aberta ao público, que poderá ter acesso a concertos e apresentações gratuitas:
9ª Mostra de Violoncelos de Natal – Programação
• 14/11 – 20h – Recital dos professores da Mostra – Auditório Onofre Lopes – EMUFRN
• 15/11 – 11h – Auditório Onofre Lopes – EMUFRN – Prof. Antonio del Claro comenta seus estudos com Pierre Fournier e Prof. Patrick Owen expõe para jovens cellistas as oportunidades de estudo no renomado Interlochen Arts Center
• 15/11 – 14h – Auditório Onofre Lopes – Apresentação de projetos sociais de música de Natal
• 15/11 – 18h – Foyer da EMUFRN – 50 Violoncelistas homenageiam Italo Babini
• 15/11 – 19h – Auditório Onofre Lopes – CONCERTO UFRN CELLOS – TEMPOS DA BOSSA NOVA
• 16/11 – 9h – Auditório Oriano de Almeida – EMUFRN – Apresentação de Trabalhos Cientificos
• 16/11 – 11h30 – Relançamento do livro Violoncelo XXI.