Fuba

Live debate intercâmbio da cultura regional com o paraibano Fuba

Redação10 de junho de 2020Agenda, Image

A produção cultural nordestina, o intercâmbio artístico entre os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, e uma abordagem sobre a carreira do músico paraibano Fuba estão na pauta desta quinta-feira (11), a partir das 17h, da live “Diálogos Culturais”, promovida semanalmente pela Fundação José Augusto.

A transmissão será realizada no perfil @culturarn do instagram. A ação integra o projeto #toemcasatonarede que incentiva as pessoas a ficarem em casa para o enfrentamento à pandemia da COVID 19. A mediação será do jornalista e coordenador do Livro e Leitura da FJA, Ailton Medeiros.

Fuba

Flávio Eduardo Maroja Ribeiro, o “Fuba”, participou de grupos musicais paraibanos, de inúmeros festivais de música regionais e nacionais. Realizou turnês por várias cidades brasileiras, se notabilizando na área publicitária pela composição de jingles musicais. Foi produtor do Projeto Seis e Meia com apresentação de artistas nacionais e locais. Gravou um LP e sete CDs.

Trabalhou e compôs canções para grandes nomes nacionais como Lenine, Braulio Tavares Jarbas Mariz e Elba Ramalho. Se tornou bastante conhecido como compositor carnavalesco, sendo um dos fundadores e puxador oficial, além de compositor do hino, do bloco multicultural e de prévia carnavalesca Muriçocas do Miramar.

Em 2005 foi eleito vereador em João Pessoa-PB pelo PSB, exercendo o seu primeiro mandato abraçando principalmente as causas dos movimentos culturais da cidade. Autor do projeto de Lei que instituiu o Conselho Municipal de Cultura, da Lei que determina o percentual de 20% de música paraibana nas grades de programações de rádios locais.

Durante o mandato inovou na forma de fazer política criando o espaço Gabinete Cultural no centro histórico da cidade, aberto ao apoio, difusão, incentivo as mais diversas expressões da arte e cultura local. Novamente em 2010 foi eleito vereador, dessa vez pelo PT, exercendo o segundo mandato até o ano de 2015.


Foto: Guto Zafalan

Sobre o autor

Redação

Obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *