Alunos da EMUFRN se destacam em evento de Musicografia Braile em Portugal

musicografia braile

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Dois alunos da Escola de Música da UFRN foram destaques em evento internacional de Musicografia Braille na Universidade Lusófona (Lisboa/Portugal). Os alunos Gessé José de Araújo e José Silva de Souza iniciaram seus estudos musicais no Projeto Esperança Viva. Tendo sido musicalizados através da flauta doce, aprenderam musicografia Braille e passaram a participar de diversos grupos de música inclusiva da EMUFRN: Grupo Esperança Viva, Coral Vivendo o Canto, Banda Braille, Orquestra Inclusiva de Violões.

Gessé é licenciado em música e atualmente cursa o último ano do Curso Técnico de Violão. José é aluno do curso de licenciatura em Música. Professor dos dois, o violonista Eugênio Lima incentivou a criação de mais um grupo artístico: o Duo José e Gessé José. Ambos adquiriram conhecimento e técnica musical ao ponto de serem convidados a participar, como artistas (apresentação musical), do evento “Musicografia Braille e Equidade na CPLP”. Nesse evento, o duo de violões se apresentou tanto na abertura como no encerramento.

São palavras do professor Augusto Deodato Guerreiro, em e-mail de agradecimento e reconhecimento:

“Para que a História registre e os Tempos não esqueçam, foi com enorme gratidão e honra que recebemos na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), em Lisboa/Portugal, a distinta e fecunda participação, ao nível artístico e científico, Professores e musicólogos, exímios violonistas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no âmbito da sua Escola de Música, que em muito ilustraram e enriqueceram o nosso XI Seminário Nacional (II Internacional), subordinado ao tema ‘Musicografia Braille e Equidade na CPLP’, organizado pelo Mestrado de Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio e Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias da Escola de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação da ULHT e realizado no Auditório Agostinho da Silva desta universidade nos dias 28 e 29 de junho de 2019.”

“A inclusão em equidade esteve neste Evento Internacional, porque foi realizado por pessoas e instituições, e também por pessoas que por aqui passaram, que têm essa equidade no coração e na lógica altruísta da razão, no sentimento ético, deontológico, moral e cívico, sendo naturalmente olhada essa equidade, sentida e vivida, enriquecida pela diversidade e, assim, na sua promoção, se valorizando a própria diversidade, humanizando a vida no prazer solidário de existir e no fomentar o bem-estar em geral, incendiando com dinamismo o mundo da sensatez preventiva e interventiva na justiça social, na paz, na partilha e na alegria biopsicossocial e mental de todos, sem rótulos marginalizantes nem marginais perversos. OBRIGADO, gente linda e profícua da EMUFRN, por (de mãos dadas conosco) nos ajudarem a engrandecer esta tão digna dimensão da inclusão em equidade.”

Picture of Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana

Sergio Vilar
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.