Isaura Rosado toma posse na Academia Norte-rio-grandense de Letras

isaura rosado

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Nome ligado à pesquisa, memória e artes no Rio Grande do Norte, conhecida por idealizar alguns longevos espetáculos, como Chuva de Bala e Auto do Natal, a professora e gestora Isaura Amélia de Souza Rosado Maia tomou posse nesta segunda-feira (8) na Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. A ex-gestora de Cultura do Estado e de Natal ocupará a cadeira de Número 32, cujo patrono é Francisco Fausto e teve como último ocupante o ex-governador e escritor Geraldo Melo. A cadeira também já foi ocupada pelos intelectuais Tércio Rosado (fundador), João Batista Machado e João Batista Cascudo Rodrigues. Isaura Rosado será a 5 mulher atualmente em atividade na Academia de Letras.

A solenidade acontece às 18h30, no Salão Nobre da ANRL, na rua Mipibu, Petrópolis. A nova acadêmica será saudada pelo médico e escritor Iaperi Araújo, amigo de longa data e também membro da Sociedade Amigos da Pinacoteca, entidade que Isaura fundou para realizar ações voltadas à difusão das artes plásticas no Estado.

Isaura Rosado é mossoroense nascida em 9 de outubro de 1947, poucos anos antes da morte inesperada e trágica do seu pai, o Governador Dix-Sept Rosado Maia, no desastre aéreo do rio do Sal em Sergipe. É natalense honorária por unânime decisão da Câmara Municipal de Natal. Licenciou-se em Ciências Sociais, pela UERN, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Doutora em Sociologia pela Universidade de Salamanca na Espanha. Foi professora dos cursos de graduação, especialização e mestrado, coordenadora de cursos de especialização e Chefe do Departamento de Ciências Sociais na UFERSA e na UERN. Também foi bolsista do CNPq para o Doutorado na Espanha, bolsista do CAPES para o mestrado na Universidade Federal do Ceará e do Instituto de Cultura Hispânica para participar do III Programa de Inovación de los sistemas educativos em 1976.

CULTURA

Isaura Rosado atua na gestão cultural desde 1997. Em Natal, foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Natal e presidente da Funcarte de 2002 a 2004, quando criou e instalou a Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira e realizou o primeiro Auto do Natal dirigido por Amir Haddad com 3.300 participantes, inaugurando a dignidade das comemorações do aniversário de nossa capital.

Foi presidente da Fundação José Augusto e Secretária Extraordinária de Cultura do Estado. Foi Secretária adjunta de Educação e Cultura de 2003 a 2005 quando criou e desenvolveu o programa Biblioteca para Todos, instalando 113 bibliotecas comunitárias nas escolas estaduais.

Presidiu a Fundação Estadual de Pesquisa – FAPERN de 2007 a 2010, estimulando com financiamento a pesquisa, criando editais para a publicação de livros, e criando o Salão Abraham Palatnik de arte e tecnologia, em duas edições. Danielle Brito e Augusto Lula foram os grandes incentivadores. Editou a revista Ciência Sempre que lhe valeu o registro Qualis, pela periodicidade garantida e excelente iniciativa. Também ocupou a Secretaria de Cultura de Mossoró.

Realizou um dos grandes eventos de cultura popular, como o Agosto da Alegria, e foi responsável por fundamentar o hoje famoso Mossoró Cidade Junina e o Chuva de Bala. Como Secretária de Cidadania, criou e apresentou o musical Auto da Liberdade, cujo texto ela mesma encomendou ao escritor, cordelista e gestor cultural Crispiniano Neto.

Em sua saudação, o escritor Iaperi Araújo destaca a longevidade das ações criadas na gestão da nova acadêmica: “Isaura sempre esteve comprometida com a cultura e seu caminho para encontrar o povo. Idealizou grandes eventos de comemoração cultural em Mossoró e em Natal, quando ocupou as pastas da Educação, Pesquisa, Cultura e Cidadania no Estado, em Natal e em Mossoró”, comenta Iaperi Araújo.

Isaura Rosado diz ter a vocação para contribuir com atividades na Academia: “Quero contribuir no que diz respeito à pesquisa, à memória, ao resgate e ao estímulo à prática artística,  especialmente, como todos sabem da minha longa relação, com a gestão pública cultural, com o incentivo às artes plásticas, artes cênicas e a publicações e pesquisas”, comentou. “São esses os lugares simbólicos onde encontro o meu fazer, que alguns poderiam chamar de trabalho, e eu chamo de prazer e deleite.”

DOAÇÃO DA COLEÇÃO

A escolha pelo 8 de maio não foi por acaso. Há mais de duas décadas a gestora estreita os laços com o setor, seja na criação de projetos como salões de artes visuais, a criação da Sociedade Amigos da Pinacoteca, o inventário da Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte, o Salão Newton Navarro de Artes Visuais. Colecionadora e guardiã de um grande acervo de mais de mil obras de arte, grande parte de pintores do RN, Isaura Rosado está em processo de doação de sua coleção para o setor de memória da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês