Publicação mais antiga do RN, revista do IHGRN chega à 100ª edição

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte publicou recentemente a centésima edição da sua Revista. O periódico fechou o ano de 2022 dentro das comemorações dos 120 anos da instituição cultural mais antiga do Estado e com destaque para a atual gestão, tendo à frente a escritora Joventina Simões.

Circulando desde 1903, a Revista do Instituto é a mais antiga em atuação no Rio Grande do Norte e tem bastante relevância em sua área. Além da distribuição entre os sócios da instituição, a revista também é enviada para bibliotecas e instituições culturais, de forma gratuita.

O número 100 conta com três editores, o jornalista e sócio benemérito do Instituto, Gustavo Sobral, responsável pelo projeto editorial e gráfico; o diretor do Departamento de Pesquisa, André Felipe Pignataro; e o Diretor de Biblioteca, Arquivo e Museu, Pedro Simões.

Na edição comemorativa, uma coleção de mapas do Estado em diversos momentos de sua história, com destaque para os artigos sobre a questão dos limites entre Ceará e Rio Grande do Norte.

Vale dizer ainda que a nova edição foi viabilizada através do patrocínio da Casa de Saúde São Lucas, programa de incentivo à cultura da Prefeitura do Natal, Lei Djalma Maranhão.

SOBRE O INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE

O IHGRN foi fundado, em Natal, sob a inspiração do IHGB, a 29 de março de 1902, durante o primeiro Governo de Alberto Frederico de Albuquerque Maranhão. Abriga uma coleção museológica, documental e bibliográfica referente à história e cultura do Rio Grande do Norte.

A sede situa-se na Rua da Conceição, n 622, bairro da Cidade Alta, em Natal, ao lado da Catedral Antiga e do Palácio da Cultura (antiga sede do governo estadual), possuindo um rico acervo histórico do Estado.

A Casa da Memória, como é chamada, foi construída em 1906; por algum tempo abrigou o Tribunal de Justiça do RN. O belo prédio, em estilo neoclássico, foi tombado, como patrimônio estadual, em 30 de novembro de 1984.

Para maiores informações, leia-se o livro “Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte- História e Acervo”, de Maria Arisnete Câmara de Morais e Caio Flávio Fernandes de Oliveira (Natal: Departamento Estadual de Imprensa, 2005).

O IHGRN também possui uma página na internet, com um rico acervo digital. Para acessar, basta clicar AQUI

——

CRÉDITO DA FOTO: Postado na página Passeios Tour Natal

Thiago Gonzaga

Thiago Gonzaga

Pesquisador da literatura potiguar e um amante dos livros.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana