O Sábado Literário está de volta, em sua Edição de Julho. Sempre com a preocupação de promover Literatura e Arte da melhor qualidade, produzida pelos potiguares e integrar a sociedade com movimentos culturais.
Neste primeiro sábado de julho, a presença dos escritores Carlos Romeu e Newton Albuquerque, convidados é simbólica e denota a importância da arte para a construção de uma sociedade igualitária, justa e fraterna. São talentos revelados por programa de incentivo à leitura e à escrita no cárcere.
Egressos do Sistema Penitenciário de Alcaçuz, vivenciaram o levante de 2017 e sofreram as agruras do cerceamento da liberdade, da convivência com o terror. A partir de uma condição de extrema vulnerabilidade, conseguiram reconstruir seus caminhos, refazendo a própria vida e oferecendo seus exemplos.
Carlos Romeu
Carlos Romeu lançará, neste sábado, o seu primeiro livro. Poesia Livre, edição caprichada da Unilivreira, impressão da OffSet Gráfica, teve apoio cultural do Tribunal de Justiça do RN, do Programa Novos Rumos na Execução Penal, e do Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo.
A expressão lírica de Carlos Romeu remeterá a facetas de um mundo-mar que vivemos e sentimos. As palavras do poeta parecem operadas, filosoficamente, nas suas dúvidas sobre a razão. A razão tênue, impositiva, que subverte o tempo, a sua mercê. Razão que caleja a vida com medos e angústias. Razão que ordena às noites que passem, sucessivas, e pesem seus pesos de grãos caídos. Razão do tempo-ampulheta, incansável, não mais do que virado e desvirado.
Imperdível leitura. A esperança libertária de Carlos nos convoca. Nela, há excessos incontroláveis, feitos de utopia, feitos de amor. Uma Arte capaz de amparar, de operar a cura.
Newton Albuquerque
O escritor Newton Albuquerque traz o livro “A Escolha Errada”, texto autobiográfico, escrito quando ainda estava interno na penitenciária de Alcaçuz. Narrativa, inclusive, de fatos do levante trágico e da chacina de 2017, que vivenciou com Carlos Romeu, no interior daquele presídio. Mais do que um relato de histórias reais, o livro representa uma inspiradora reinvenção da própria vida do autor.
Insurgências Poéticas
O evento contará com participação especialíssima do grupo artístico Insurgências Poéticas, que apresentará Especial Mar Íntimo, em homenagem a Zila Mamede. Os poetas do coletivo passeiam pelo mar de Zila, e de escritores que trazem em seus escritos mares e amares, como Iracema Macedo, Eveline Sin e Jean Sartief, para abrir o Sábado Literário, nos jardins do Museu Café Filho.
O espetáculo contará com direção da bailarina Rozeane Oliveira, trilha sonora do músico Rafael Alves e ode pocket show “O Canto do Mar” de Leonardo Costa e Silvia Sol.
O SÁBADO LITERÁRIO resgata espaço de destaque à nossa Literatura, renovando a tradição dos cafés participativos. Para sua realização, conta com apoio da Fundação José Augusto e do Governo do RN, inserindo-se especialmente no movimento de revitalização do centro histórico de Natal.
Na sua terceira edição, apresentará a seguinte programação:
Data: 06/07/2019, às 16h00
Local: Museu Café Filho
1 – Apresentação do Sarau Insurgências Poéticas – Especial Mar Íntimo (homenagem a Zila Mamede)
2 – Entrevista com autores integrados ao contexto, com seus livros temáticos, conjunto harmonioso de estilos e produções literárias.
> Os literatos da mesa serão CARLOS ROMEU e NEWTON ALBUQUERQUE, autores egressos do Sistema Carcerário de Alcaçuz, participantes de programas especiais voltados à leitura e escrita. Falarão de suas biografias, de seus trabalhos, vivências, e da importância da Literatura em suas vidas.
Dialogarão, ainda, com o público, no formato dos cafés literários tradicionais.
3 – Participação do Êxito Colégio e Curso, do bairro do Alecrim, com envolvimento de professores e alunos.
4 – Sessão de autógrafos e lançamento do livro POESIA LIVRE, de autoria do escritor Carlos Romeu.
5 – O evento será concluído com uma confraternização dos participantes, poesia e música.