Premiado espetáculo será encenado de graça nesta sexta no Espaço Gira Dança

A premiada Companhia Gira Dança abre mais uma vez as portas do seu espaço de trabalho, na Ribeira, com o objetivo de expandir o contato com outras formas de fazer e pensar a arte e a dança. Para isso, a partir das 19h desta sexta haverá um ensaio aberto do espetáculo Die Einen Die Anderen (Alguns Outros) com coreografia de Toula Limnaios (Alemanha). E logo após o ensaio acontece uma conversa com o professor Marcos Bragato (UFRN).

Autores têm se perguntado se a poética corpóreo-artística é produto da imageria mental singular, diferente da imageria mental dos comuns dos mortais; se a imageria mental dos artistas carregam particularidades acentuadas, produto de aplicação de entendimento das imagens do mundo. Existem tais imagens e se existem quais são os tipos? Se não existem quais licenças das imagens do mundo são possíveis?

Essas e outras perguntas serão discutidas após ensaio. Esta ação faz parte do projeto “outras formas” e tem o patrocínio do Banco Itau através da Lei Rouanet, apresentação do Ministério da Cultura e produção da Listo – Produções Artísticas.

Espetáculo Die Einen Die Anderen

Todo ser humano tem e terá um corpo, mas ao mesmo tempo a sua imaginação muda com o tempo em que vivemos. É o ponto de partida do mundo e nos conecta com ele. Ao mesmo tempo, é o lugar de anseio, desejo e fantasia, mas também a fonte do utópico, que reflete a visão de sua impiedosa realidade e transitoriedade.

“Meu corpo, topia desapiedada”, são com essas palavras que Foucault começa a sua palestra radiofônica. Ele examina o corpo como uma área, um território simultaneamente individual e “lugar” que compartilhamos em comum. Através de fantasmas e de várias ferramentas possíveis, o corpo é ao mesmo tempo sujeito e objeto das utopias do ser humano.

O processo de criação consiste em uma pesquisa comum entre as duas companhias, onde ao final elas se separam e apresentam cada uma o espetáculo criado em conjunto. Projetado como um díptico, uma moeda com seus dois lados. As impressões, os traços, a proximidade física, a memória dos outros, a ausência serão concebidas com a ajuda de uma projeção em vídeo, tornando tangível, perceptível e presente a ausência da outra companhia.

SERVIÇO

Ensaio aberto do espetáculo Die Einen Die Anderen
Quando: Sexta-feira (20)
Local: Espaço Gira Dança (Ribeira)
Horário: 19h
[GRATUITO]

About The Author: Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *