Saiu a programação oficial do Festival de Cinema de Baía Formosa

Começa nesta sexta-feira (30) a 9ª edição do Festival Internacional de Cinema de Baia Formosa (Finc), no litoral sul do Rio Grande do Norte. Com o tema “MULHERES”, o FINC 2018 pretende destacar a mulher nas suas mais variadas formas, ressaltando o seu papel no audiovisual, como também discutir o empoderamento feminino na sociedade.

Na categoria Curtas de 1 Minuto, mais de 30 filmes foram selecionados com a temática. O vencedor desta categoria vai participar do Festival Netia Off Câmera, um dos mais importantes festivais de cinema independente da Europa. Esse ano, o festival gratuito acontece nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, com muitas novidades.

ELAS POR ELA

Uma delas é o lançamento da revista “Elas por ela” idealizada pela fotógrafa potiguar Kalina Veloso. O trabalho destaca o empoderamento feminino, nas mais variadas áreas da sociedade. Durante o lançamento será realizada uma roda de conversa, com mulheres da comunidade e convidadas, como a Secretaria de Segurança Pública, Sheila Freitas.

O evento acontece no dia 1º primeiro de dezembro, às 17 horas. Durante a programação do Festival, a Secretaria Estadual da Mulher também vai oferecer atendimento gratuito no “Ônibus Lilás”, onde serão ministradas palestras sobre saúde feminina, direitos das mulheres e elaboração de documentos. O FINC também vai contar com a exposição fotográfica “Levanta a Cabeça”, feita com moradoras de Baía Formosa

Para Piotr Maj, diretor executivo do Festival, o tema “Mulheres” é pertinente e deve ser cada vez mais discutido na sociedade. “As mulheres são maioria, podem e devem fazer o que quiserem, sem discriminação. Mesmo assim ainda há muitas desigualdades de gênero, seja na família, no trabalho e até mesmo nos espaços de produção cultural. Queremos que os curtas mostrem a força e as histórias dessas mulheres”, destacou.

PÉROLAS DO RN E MOSTRA POTIGUAR

O Festival chega a sua nona edição ampliando as categorias de exibição. Além do tradicional Festival de Curtas de 1 Minuto, esse ano foi criado o Festival de Curtas de 1 minuto – Pérolas do RN, abordando as belezas naturais e potencialidades das cidades potiguares.

Na categoria Mostra Potiguar, foram inscritos filmes de até 15 minutos com temática livre, produzidos no Rio Grande do Norte. A criançada também tem programação especial. Nos dois dias do Festival, a partir das 18h, serão apresentados os filmes da 17º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O evento é parceria do FINC há três anos consecutivos e conta com apresentação de filmes de animação e ficção infantil.

A criançada e os adultos também contam com atividades voltados para qualidade de vida. No dia 1º de dezembro, a partir das 15h30 acontece mais uma edição da Corrida Eco Estrela nas modalidades adulto e infantil com largada do Mirante de Baía Formosa, percorrendo cerca de 6km adulto (masculino e feminino) e 1km infantil.

SOCIAL

Pelo 3º ano consecutivo, o FINC conta com a realização do PROJETO FINC DE VOLUNTARIADO, de Baía Formosa. A iniciativa faz parte da programação oficial do Festival e foi idealizada pelo Jornalista Lamonier Araújo com objetivo de desenvolver o papel social dos jovens na comunidade e proporcionar o acesso dos moradores na construção e produção do Festival. Em 2018 foram selecionados 30 jovens da rede pública de ensino. Para participar, foram realizados workshops e capacitação dos estudantes, para atuação durante os dias de Festival.

SOBRE O FINC

O Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa é uma realização da GREMI Film e The Sckaff Movie and Pictures, com patrocínio da Lei Câmara Cascudo por meio da Cosern, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Fundação José Augusto, e ainda o Projeto Eco Estrela.

Além de contar com apoio da Cabo Telecom, IFRN, Prefeitura de Baía Formosa, Associação dos empresários de Baía Formosa, Marazul Receptivo, Prefeitura de Baía Formosa, Emprotur, Secretaria de Turismo, Secretaria da Mulher, CAARN, TCM, Tribuna do Norte, Ster Bom e Art Kamizetas.

Programação Oficial – FINC 2018

Sexta (30/11)

8h – Ônibus Lilás – Elaboração de documentos – RG/CPF e palestras sobre saúde da mulher
18h – Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
19h – Abertura oficial
19h05 – Apresentação Teatral “Vida de Boneca” – Escola Estadual Prof. Paulo Freire
19h30 – Mostra Animes – Andrzej Lichota
19h45 – Mostra Fotográfica Levanta Cabeça – Mulheres de Baía Formosa
20h10 – Concurso Curtas de 1 minuto – “Pérolas do RN”
20h30 – Concurso Curtas de 1 minuto – “Mulheres”
21h10 – Mostra de Curtas Potiguares

Sábado (01/12)

15h30 – 3ª corrida e Corridinha Eco Estrela FINC
17h – Lançamento da revista “Elas por Ela” de Kalina Veloso e Roda de Mulheres
18h – Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
19h – Concurso Curtas de 1 minuto – “Pérolas do RN”
19h20 – Abertura
19h30 – Concurso Curtas de 1 minuto – “Mulheres” (1ª parte)
20h – Apresentação da Banda da Policia Militar do RN – Homenagem as Mulheres
20h30 – Concurso Curtas de 1 minuto – “Mulheres” (2ª parte)
20h45 – Filme FINC 2017/Off Camera
21h – Mostra de Curtas Potiguares
21h45 – Momento Voluntariado
22h – Cerimônia de Premiação FINC (Concurso Curtas de 1 minuto – Mulheres e Pérolas do RN, Mostra Potiguar e Homenageado IX FINC)

Serviço

9º FINC- Festival Internacional de Cinema de Baia Formosa
De 30 de novembro a 1º de dezembro de 2018
Local: Mirante de Baía Formosa
Entrada Gratuita
Site: www.fincbf.com

About The Author: Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *