Livro raro sobre Filmes B será produzido pelo Cineclube Natal

Baixos orçamentos, temas marginais, produções malditas. Com essas alcunhas, os filmes B ganharam a preferência de um público que segue diretores, atores e sagas como objetos de culto. Esse público tem poucas opções – quase zero em português – de literatura especializada nesse modo de fazer cinema.

A criatividade utilizada para a concretização de filmes feitos geralmente em pouco tempo e com baixíssimo orçamento foi minimizada inclusive por críticos, razão que levou Nelson Marques e Tatiana Lima, ambos do Cineclube Natal, a idealizar a obra Filmes B – Ensaios, perfis e críticas, coletânea organizada por membros do Cineclube Natal que congrega 23 autores fãs do gênero.

FILMES B – OBRA RARA

São 5 ensaios, 17 perfis de diretores e 39 críticas de filmes B. O livro representará obra rara no país ao abordar um estilo de fazer cinema à margem do mainstream e que hoje está mais acessível que nunca aos espectadores curiosos, que podem alcançá-los na vastidão da internet e nas sessões do circuito alternativo de salas de cinema.

A coletânea é um projeto iniciado em 2015 e que percorreu longa trajetória, desde a escolha de diretores e filmes, passando pela coleta de artigos de colaboradores, busca por editora, até chegar a uma alternativa coletiva de financiamento. O livro já está em processo de edição, mas é preciso R$ 9.500 para sua impressão. O financiamento de aficionados por filmes B, por literatura marginal e por curiosos por gêneros cinematográficos pouco conhecidos é parte fundamental dessa jornada.

Veja AQUI os detalhes e recompensas de sua colaboração para este projeto.

A publicação conta em sua equipe de organizadores com membros da Associação Cultural Cineclube Natal, entidade sem fins lucrativos que há treze anos exibe e debate filmes excluídos do circuito comercial, participando da vida político-cultural da cidade e que já promoveu, anteriormente, a publicação das obras 80 Cult movies essenciais, de 2010, e Sessão Dupla: O original e a cópia, de 2016.

CAMPANHA DE FINANCIAMENTO

A campanha para publicação do livro Filmes B – Ensaios, perfis e críticas é do tipo Flex, por isso ainda não foi determinada uma data para o seu término, mas ATENÇÃO: o objetivo é atingir a meta e finalizar a campanha no início de outubro. Assim se tem tempo hábil para imprimir e fazer o lançamento em dezembro de 2018. Portanto, dê seu apoio agora e garanta suas recompensas.

As recompensas são itens pensados para agradar a colecionadores, fãs de filme B e cinéfilos em geral. Temos exemplares do livro 80 Cult movies essenciais, de Mulheres de Fellini nos anos 1950 (Fortunella Casa Editrice), cartazes de filmes B e camisetas com imagens dos nossos filmes B favoritos. Veja abaixo em detalhes, escolha a sua e clique na opção no menu ao lado.

Quem nunca foi o primeiro a comprar o ingresso e entrar na sala antes de todo mundo? As primeiras opções de apoio são para você! Mas corra, pois são limitadas!

PRIMEIRO DA FILA

Esta opção oferece o livro com um superdesconto. Você também garante um marcador de página e o seu nome impresso no livro! Como todas as outras, você pode “retirar pessoalmente” ou pedir “com envio”.

CINÉFILO E LEITOR

Esta é para quem pega aquele balde enorme de pipoca, refrigerante, chocolate e devora tudo antes de começar o filme. São três livros: Filme B + 80 Cult movies essenciais + Mulheres de Fellini nos Anos 1950. Apenas cinco vão conseguir este pacote e levar os últimos exemplares de 80 Cult movies essenciais, publicação anterior do Cineclube Natal.

FILME B + FELLINI

Quem não gosta de Fellini bom cinéfilo não é. Aproveite esta opção e leve junto o livro Mulheres de Fellini nos Anos 1950, de Sandro Fortunato, que fala dos sete primeiros filmes do mestre italiano a partir de seus personagens femininos. Gelsomina e Cabíria estão nele!

AINDA TEM INGRESSO

Não pegou as promoções? Calma! Essa opção é para você (sempre podendo escolher se quer “retirar pessoalmente”, caso more ou esteja em Natal, ou “com envio”, se quiser receber em qualquer lugar do Brasil). E ainda tem um desconto!

QUERO ESSE PÔSTER

Ah, bons tempos aqueles em que tentávamos conseguir um cartaz do nosso filme preferido! Escolha esta opção se, além do livro, quiser levar um pôster colorido, em tamanho A3, de um filme B.

QUERO ESSA CAMISA

Esta é para quem veste a camisa (literalmente) e tem orgulho de gostar de um bom filme B.

QUERO O PÔSTER E A CAMISA

Você é daqueles que acaba com o balde de pipoca durante os trailers e corre para pegar outro antes do filme começar? Você quer tudo? Fique à vontade! Pegue livro, marcador, pôster, camisa… e depois sente com os amigos para conversar sobre o filme.

ORÇAMENTO

Sua colaboração será utilizada da seguinte maneira:

Se você chegou até aqui, temos certeza de que vamos contar com seu apoio. Seu nome vai estar no livro, mas queremos agradecer desde já: MUITO OBRIGADO! E, se não for pedir muito, compartilhe esta página em suas redes sociais, marque os amigos que gostam de cinema e divulgue o quanto puder. Siga as redes sociais do Cineclube Natal e da Fortunella Casa Editrice, fique por dentro das novidades, dos andamentos do livro, das postagens, do lançamento e de tudo mais.

About The Author: Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *