codinome breno

Filme sobre ditadura representará RN em prestigiado festival de cinema no Rio

O curta-metragem ‘Codinome Breno’ foi selecionado para o 21º Festival do Rio de Cinema, um dos mais importantes e prestigiados festivais do Brasil. O festival ocorrerá de 9 a 19 de dezembro e Codinome Breno será o único filme que representará o Rio Grande do Norte neste evento.

O filme será exibido 3 vezes durante o festival, tendo uma sessão especial para convidados no dia 14/12 às 20h – sessão da Estação NET Gávea.

Premiações de Codinome Breno

O curta já recebeu as seguintes premiações: Melhor Pesquisa e Melhor Roteiro no Curta Caicó – RN; Premiação de destaque e relevância pela ABDeC/APECI – Festival de Triunfo – PE; Melhor Roteiro de documentário – Júri Popular – III Rota – Festival de Roteiro Audiovisual – RJ; Melhor Filme de Arquivo – Cine Tornado Festival – PR.

Além disso, o filme foi selecionado para participar de festivais de destaque no país ao longo deste ano, como o 12º Festival de Cinema de Triunfo, em PE; O 30º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum; o 14º Festival Taguatinga de Cinema, no DF.

“A forma como o filme tem sido recebido nos festivais nos abre espaço importante de diálogo com o público de cada cidade sobre temas como ditadura, tortura e autoritarismo. Temas esses que vêm sofrendo ataques de vertentes conservadoras da sociedade e do governo, que tentam minimizar ou apagar esses eventos. Nesse ponto nos juntamos aos que abominam essas práticas e ajudamos manter forte a bandeira de que ‘Não é esquecer é resistir!'”, frisa o diretor do filme, Manoel Batista

Première Brasil

Codinome Breno participará do Festival dentro da mostra Première Brasil, uma das mostras mais aguardadas e concorridas do Festival. A Mostra vai exibir produções de novos diretores e consagrados, com filmes dos mais variados enfoques e regiões do país.

Considerada como uma das principais janelas cinematográficas do país, a Première Brasil oferece ao público o privilégio de participar de debates com cineastas, produtores e atores e escolher o melhor filme nas categorias ficção, documentário e curta, através do voto popular e um júri oficial elege as demais categorias.

Sobre o autor

Redação

Obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *